Offside
Lado B

João Basílio, investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES), é surfista amador.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Altice Albs, pela voz de Fausto de Carvalho.

Fora de Série

"Salientaria a disponibilidade e complementaridade de talentos que permitiram entregar resultados de elevada qualidade." Samuel Moniz (CESE)

Pensar Sério

"Entendo que enquanto não se realizar o matching entre os desejos das entidades privadas e as necessidades particulares das entidades públicas, poderão ser implementados sucessivos programas, uns mais sonantes que outros, que não haverá um avanço significativo nesta matéria". Paulo Diogo Ferreira (SAAF)

Galeria do Insólito

"...investigador que se preze, tem um conto de fadas e princesas sempre à mão. Esse livro é que é a sua verdadeira bíblia."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto europeu CoherentPaaS chega ao fim

Terminou no mês de outubro o projeto europeu CoherentPaaS (Coherent and Rich PaaS with a Common Programming Model), que conta com o Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC como parceiro. De acordo com a avaliação final da Comissão Europeia, que decorreu em Madrid, os resultados foram “muito positivos”, tendo a equipa concretizado os objetivos delineados e levado a cabo “um excelente trabalho técnico”.

O CoherentPaaS teve como objetivo reduzir a complexidade existente na computação em nuvem, bem como contribuir para a coerência dos dados lá armazenados. Um dos grandes objetivos deste projeto europeu passou por combinar a Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) típica de bases de dados relacionais, utilizada no armazenamento de dados em nuvem, com linguagens nativas de bases de dados NoSQL não relacionais, de forma a que fosse possível simplificá-las numa única linguagem para os programadores. Desta forma, mediante uma gestão de dados integrada, o CoherentPaaS oferece uma solução simples que reduz drasticamente as complexidades enfrentadas pelos programadores.

O projeto distingue-se da maioria dos projetos europeus, não só porque contou com um elevado número de parceiros (11 parceiros oriundos da Espanha, Grécia, França, Holanda, Reino Unido e Portugal), mas acima de tudo porque teve um nível de integração muito raro, isto é, o resultado final consistiu num sistema como um todo, com todos os componentes ligados entre si.

O CoherentPaaS teve a duração de três anos e recebeu mais de quatro milhões de euros da Comissão Europeia. Do HASLab estiveram envolvidos no projeto os investigadores Rui Oliveira (Administrador do INESC TEC), José Orlando Pereira, Ricardo Vilaça e Miguel Matos. Estes dois últimos são atualmente investigadores colaboradores no HASLab e trabalham na empresa LeanXCale.

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo à UMinho.