Offside
Lado B

Um vídeo de deixar água na boca!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Vanguarda, pela voz de Paulo Soares

Fora de Série

"Vi no INESC TEC uma oportunidade para crescer numa instituição grande, onde ia fazer parte de uma equipa que trabalhava todo no mesmo sentido.", Joana Desport Coelho (SCOM)

Asneira Livre

"Resumidamente, o SAPE trabalha todos os dias para evitar que sejamos 'trumpados'..." Nuno Campos (SAPE)

Galeria do Insólito

Agora a PJ reforça as competências com a colaboração do INESC TEC. Por isso, se estiverem em apuros, não hesitem: chamem o Sr. Agente Lino, o problema fica resolvido e o facínora apreendido.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Asneira Livre

“Trumpeteriano?... Nem por isso.”

Por Nuno Campos*

Face aos eventos presidenciais nos EUA, resolvi escrever este artigo sob o título “Asneira Livre” em vez de “Pensar Sério”, na medida que a última iria obrigar-me a “asneirar” e que se falar sério nesta rúbrica ninguém irá notar…

Numa altura em que se fala muito em construir muros, o departamento no qual trabalho no INESC TEC, o SAPE, tem como objetivo construir pontes e estabelecer colaborações, dentro e fora da instituição.

Potenciar sinergias, interligar perfis, abordar o mercado, são tudo funções essenciais para a eficiência e sustentabilidade de um instituto de investigação e desenvolvimento que se quer comprometido na sua estratégia, por forma a resolver problemas reais da sociedade em que se insere.

Pois, não tem piada nenhuma,… voltando ao Trump! Não sei se já tiveram oportunidade de lhe dar um trompetada? http://trumpdonald.org/ (não têm de quê).

De forma geral o INESC TEC tem génios, cérebros,... vá lá... no mínimo, malta inteligente,… e imenso potencial para transformar “nada” em “muita coisa”. Mas essa mesma criatividade pode sempre verter para o “alguma coisa” ou para uma “grande coisa”.  O SAPE augura potenciar essas “grandes coisas”.

De volta ao Trump,… um dos fenómenos interessantes na política é o do “Realpolitik”, que consiste numa procura por equilíbrios e aplicação do realismo na gestão política. No fundo, assentar ideias e aproximá-las do que realmente é possível executar e do que os stakeholders precisam. Eu sei que não tem nada a ver com o Trump, mas é efetivamente o que o SAPE tenta operacionalizar.

Enquanto instituição o INESC TEC apresenta um pendor cada vez mais internacional, alcançando - através das suas competências na produção de conhecimento e desenvolvimento tecnológico - uma variedade crescente de países e setores de atividade, abrindo também as suas portas a investigadores internacionais, procurando promover a disseminação de conhecimento,… no fundo,… o que Trump nunca se candidataria a fazer…

O problema nestas coisas dos candidatos é, claro, a existência de alternativas aos mesmos… Por vezes o “mais do mesmo” não é solução convincente face aos desafios contemporâneos e… por isso… o SAPE, tem também a preocupação de “espicaçar” os nossos geniais investigadores e tentar garantir que o adormecimento do dinamismo e o enviesamento inovativo, apenas continuem a ser boas ideias no espaço recôndito do idealismo “trumpetiano”. 

Resumidamente, o SAPE trabalha todos os dias para evitar que sejamos “trumpados”...

Continuação de boas investigações!

*Colaborador no Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE)