Offside
Lado B

Um episódio que é quase uma maratona!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APDL, pela voz de Luís Marinho Dias.

Fora de Série

"[A evolução do INESC TEC nos últimos 20 anos foi] gradual na primeira década, baseada na aquisição de experiência e maturidade das equipas jovens; “brutal” nestes últimos três ou quatro anos, incorporando para além da experiência, (boas) práticas externas.", Teresa Andrade, CTM

Pensar Sério

"A história que vos trago é composta por tantas peripécias que mais parece uma verdadeira odisseia." Rita Barros (AJ)

Galeria do Insólito

Agora foi uma ave, carece de averiguação, pardal, pomba ou gaivota, que se esbardalhou em derrame suicida contra a janela do gabinete do SAPE.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC quer aumentar a eficiência do uso de água em agricultura

Aumentar a eficiência e resiliência do uso de água em agricultura, e monitorizar o solo e a água com vista à redução da poluição, são os desafios que o INESC TEC procura responder com a apresentação do seu novo projeto designado AGRINUPES.

Durante 36 meses, a equipa do AGRINUPES conta com cerca de um milhão de euros para desenvolver sensores óticos destinados a equipamentos de fertirrigação, com controlo automático do caudal de água e aplicação otimizada de fertilizantes. Adicionalmente, pretende produzir biosensores de baixo custo para identificar produtos químicos comumente utilizados para proteção das culturas. As tecnologias desenvolvidas serão depois avaliadas em instalações e laboratórios certificados na Holanda e na Suécia e demonstradas em culturas produzidas em ambiente protegido (estufas) (Portugal, Holanda e Espanha) e em campo aberto (Turquia).

Desenvolvido em colaboração com o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e o Centro de Fotónica Aplicada (CAP), ambos do INESC TEC, o AGRINUPES - Integrated Monitoring and Control of Water, Nutrients and Plant Protection Products Towards a Sustainable Agricultural Sector, tem previsão para arrancar em abril de 2017.

O projeto tem como investigador responsável José Boaventura Cunha e como líder científico Josenalde Barbosa de Oliveira, colaboradores do CRIIS e integrados no polo da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em Vila Real.

Além do INESC TEC, o AGRINUPES conta com a colaboração dos seguintes parceiros: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal), da Wageningen University & Research (Holanda), do Turkish Water Institute (Turquia), da EGE University e EGE Life Sciences (Turquia), da Riegos y Tecnología (Espanha) e do Swedish Institute of Agricultural and Environmental Engineering (Suécia).

O projeto também é apoiado pela Sarspec (Portugal), Bayer CropScience (Holanda) e LTO Glaskracht Nederland (organização de produtores da Holanda).


Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, UFRN (Brasil) e à UTAD.