Offside
Lado B

Neste episódio relembramos 11 histórias de 15 colaboradores do INESC TEC, assinalando 1 ano de "Lado B".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CINTESIS, pela voz de Maria João Aguiar.

Fora de Série

"Julgo que o INESC TEC tem tido um papel essencial na função de aproximar academia e indústria, que, em Portugal, ainda estão hermeticamente separadas por desconfiança mútua.", Mário Amorim Lopes (CEGI)

Asneira Livre

"Fiquei com a impressão que sou Pé Frio (...) espero que seja somente impressão, porque ainda vou passar muito tempo pelo INESC TEC e obviamente quero ver o FC Porto Campeão!", Jamil Farkatt (CITE)

Galeria do Insólito

Já sabemos que as pessoas adoram inquéritos (...) e coube à nossa colega Joana Coelho a realização de um sorteio entre os que responderam ao inquérito. Entre as mais de três centenas de pessoas que responderam ao inquérito, por fim, qual bolinha do Euromilhões, um nome saiu.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cidadãos contribuem para a transformação do Porto

O Porto Innovation Hub (PIH), uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto (Pelouro da Inovação e Ambiente), que se define com um laboratório vivo para o fortalecimento do ecossistema de inovação e criatividade da cidade, arrancou em dezembro de 2016 e decorre até fevereiro de 2017, com a participação de elementos do INESC TEC.

Ângelo Martins (CSIG), João Barroso (CSIG) e Carlos Soares (CESE) foram alguns dos oradores que já participaram em atividades como sessões de inovação, laboratórios/oficinas, exposições e debates.

Também a Comissão de Programação do PIH conta com elementos com ligação ao INESC TEC: José Carlos Marques dos Santos, antigo Reitor da U.Porto e investigador do INESC TEC (Coordenador da Comissão); João Paulo Cunha, coordenador do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica do INESC TEC; e  José Carlos Caldeira, antigo diretor do INESC TEC e atual presidente da Agência de Inovação (ANI).

A edição deste ano intitulou-se “A inovação na transformação da cidade” e tem como objetivo levar os cidadãos a participar ativamente nas diferentes iniciativas e assim partilhar ideias e propostas em conversas abertas. Os quatro temas-âncora do PIH são: «Viver em Sociedade», «Desenhar a Cidade», «Aproximar ao Sustentável» e «Transformar a Economia».

Durante três meses, a Comissão Organizadora do evento programou uma agenda de atividades, abertas aos cidadãos, da qual resulta a recolha de um conjunto de conteúdos que farão parte de uma espécie de manifesto cultural. Trata-se de elaborar uma série de propostas que visam a criação de novos cenários e oportunidades à escala urbana, contribuindo para a cultura de mudança da cidade e incentivando o cidadão a assumir o papel de motor de inovação.

Neste âmbito, pretende-se mostrar que os cidadãos são um elemento fundamental para o desenvolvimento da cidade e para a sua transformação num sistema fértil, criativo e empreendedor, que possa dinamizar tecidos económicos e sociais, mercados de trabalho e de cultura. A inovação afigura-se uma potência emergente, pelo que o PIH apresenta o impacto direto desta na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, no contributo para a criação de emprego qualificado e na projeção da cidade para novos patamares de desenvolvimento.

O Porto afirma-se hoje como um agregador de inovação e criatividade, sendo essencial uma aposta contínua no conhecimento, na formação e na qualificação. Sendo uma cidade que tem vindo a assistir a uma transformação do seu perfil empresarial, o seu plano de inovação e empreendedorismo tem sido capaz de criar empresas inovadoras com elevada capacidade de empregabilidade.

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP, ao P.Porto-ISEP e à UTAD. 


Créditos foto: Porto Innovation Hub