Offside
Lado B

Neste episódio relembramos 11 histórias de 15 colaboradores do INESC TEC, assinalando 1 ano de "Lado B".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CINTESIS, pela voz de Maria João Aguiar.

Fora de Série

"Julgo que o INESC TEC tem tido um papel essencial na função de aproximar academia e indústria, que, em Portugal, ainda estão hermeticamente separadas por desconfiança mútua.", Mário Amorim Lopes (CEGI)

Asneira Livre

"Fiquei com a impressão que sou Pé Frio (...) espero que seja somente impressão, porque ainda vou passar muito tempo pelo INESC TEC e obviamente quero ver o FC Porto Campeão!", Jamil Farkatt (CITE)

Galeria do Insólito

Já sabemos que as pessoas adoram inquéritos (...) e coube à nossa colega Joana Coelho a realização de um sorteio entre os que responderam ao inquérito. Entre as mais de três centenas de pessoas que responderam ao inquérito, por fim, qual bolinha do Euromilhões, um nome saiu.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC inicia projeto sobre crianças e jovens prematuros

Melhorar o estado de saúde, desenvolvimento e qualidade de vida de crianças e jovens nascidos muito prematuramente (menos de 32 semanas de gestação) ou com muito baixo peso (menos de 1500g) é o objetivo do RECAP - Research on European Children and Adults born Preterm, um projeto europeu iniciado em janeiro de 2017, que tem uma duração prevista de quatro anos.

O RECAP visa integrar, harmonizar e analisar os dados de cerca de 20 coortes europeias sobre crianças e jovens muito prematuros e respetivas famílias, informação que tem vindo a ser recolhida desde 1980 até ao presente, conjuntamente com dados de registos nacionais. 

Os nascimentos muito prematuros estão associados a riscos mais elevados de paralisia cerebral, deficit visual e auditivo, dificuldades cognitivas, problemas psiquiátricos e problemas sociais. Ao mesmo tempo, começam a haver evidências de saúde mental reduzida, impacto na qualidade de vida, relacionamento social e oportunidades emprego.

O INESC TEC é responsável pela conceção e desenvolvimento da plataforma RECAP, que alia a mais recente tecnologia de gestão e partilha de dados, ferramentas para reforçar a capacidade de investigação e a participação alargada de stakeholders, incluindo investigadores, clínicos, decisores, crianças e jovens muito prematuros e respetivas famílias.

Participam neste projeto o Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), representado pelos investigadores João Correia Lopes e Artur Rocha, e o Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), representado pelos investigadores Rui Camacho, Alípio Jorge, Pedro Campos e Carlos Ferreira.

O RECAP conta com um consórcio de 20 parceiros de 12 países europeus, sendo os participantes nacionais o INESC TEC e o ISPUP (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto). Entre os participantes contam-se ainda parceiros como o TNO (Holandês, coordenador), a Universidade de Warwick (Reino Unido), o INSERM (França), a Universidade de Leicester (Reino Unido), o THL (Finlândia), o Instituto Karolinska (Suécia), a Universidade de Bona (Alemanha), a Universidade de Helsínquia (Finlândia) e o Hospital Pediátrico Bambino Gesu (Itália), entre outros. 


Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FEUP-UP.