Offside
Lado B

Cristina Barbosa é a "Pinguim Sereno".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TBE, pela voz de Luís Fernando Passos.

Fora de Série

"No futuro, espero continuar a aprender mais no INESC TEC em colaboração com outros centros para encontrarmos juntos a resposta a questões pertinentes na área da medicina e que podem ter uma contribuição direta na nossa sociedade." (Nádia Silva, C-BER)

Pensar Sério

"Parte do trabalho de Contabilidade e Finanças, serviço no qual eu me integro, é também servir como uma “firewall” que tenta proteger os nossos investigadores de toda uma panóplia de obrigações.", Cláudio Fernandes (CF)

Galeria do Insólito

Duas pessoas, uma viagem a Espanha, passeio de carro, conversa puxa conversa, risadas, descontração. Chegam ao destino à hora de jantar, restaurante intimista, decorado com velas e corações.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

A melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC e Fundação Repsol assinam protocolo de cooperação

Protocolo inesc tec/fundação repsol tem duração de 2 anos

No dia 20 de fevereiro foi assinado no edifício sede do INESC TEC um protocolo de cooperação com a Fundação Repsol para os próximos dois anos. O protocolo tem como objetivo a dinamização de ações em Portugal do Fundo de Empreendedores da empresa espanhola. São 144 mil euros que o Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol vai disponibilizar para apoiar cada startup inovadora no setor da energia e da mobilidade.

1   2

A assinatura do protocolo

O protocolo entre o INESC TEC e a Fundação Repsol foi assinado no dia 20 de fevereiro, no INESC TEC. Discursaram na sessão de abertura José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC, Ignacio Egea, vice-presidente da Fundação Repsol e João Falcão e Cunha, diretor da FEUP. Os primeiros dois intervenientes assinaram depois o protocolo de cooperação, que tem uma duração de dois anos. O INESC TEC foi o parceiro nacional escolhido pela Fundação Repsol para servir como interlocutor de apoio aos empreendedores portugueses.

A 6ª convocatória do Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol foi depois apresentada por Eduardo García, diretor da área institucional e de energia e sustentabilidade da Fundação Repsol e diretor do Fundo de Empreendedores. António Martins Victor, diretor de Relações Externas Repsol Portugal, também interveio na sessão, que teve ainda espaço para perguntas e respostas.

3   4

Mas o que é o Fundo de Empreendedores?

O Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol procura apoiar de forma eficaz os empreendedores que, com as suas inovações, contribuem para a construção de um modelo energético mais sustentável.  Até ao momento, contam-se 37 startups integradas no programa de aceleração do Fundo de Empreendedores. Já foram registadas mais de 30 patentes e nas cinco convocatórias realizadas desde o lançamento deste Fundo, em 2011, foram recebidas mais de 2000 candidaturas.

5   6

144 mil de euros para apoiar cada startup inovadora no setor da energia e da mobilidade

São 144 mil euros que o Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol vai disponibilizar para apoiar cada startup inovadora no setor da energia e da mobilidade.

As candidaturas, que podem ser feitas online (http://www.fondoemprendedores.fundacionrepsol.com/) estão abertas até dia 31 de março. As propostas selecionadas vão receber um apoio económico a fundo perdido de até 144 mil euros num ano, para além de formação especializada, aconselhamento de uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores.

O apoio é feito às melhores startups com soluções inovadoras na área da indústria energética e química, da geração, distribuição e armazenamento de eletricidade e da mobilidade.

O Fundo de Empreendedores apoia startups em dois níveis de desenvolvimento:

- Em fase de projeto - startups que estejam a desenvolver uma tecnologia e/ou um modelo de negócio inovador que já está a ser demonstrado num contexto controlado ou inclusive num ambiente real, e que ainda não tenham chegado à fase do planeamento comercial.

- Ideias em desenvolvimento - startups que estão num nível de desenvolvimento tecnológico e/ou de modelo de negócio mais precoce que o anterior.

O processo de aceleração tem a duração de um ano, mas pode prolongar-se para um segundo ano no caso dos projetos. No caso das startups candidatas na categoria “ideias”, durante um ano, as propostas são apoiadas com 2 mil euros por mês.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP e ao INESC TEC.