Offside
Lado B

Cristina Barbosa é a "Pinguim Sereno".

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TBE, pela voz de Luís Fernando Passos.

Fora de Série

"No futuro, espero continuar a aprender mais no INESC TEC em colaboração com outros centros para encontrarmos juntos a resposta a questões pertinentes na área da medicina e que podem ter uma contribuição direta na nossa sociedade." (Nádia Silva, C-BER)

Pensar Sério

"Parte do trabalho de Contabilidade e Finanças, serviço no qual eu me integro, é também servir como uma “firewall” que tenta proteger os nossos investigadores de toda uma panóplia de obrigações.", Cláudio Fernandes (CF)

Galeria do Insólito

Duas pessoas, uma viagem a Espanha, passeio de carro, conversa puxa conversa, risadas, descontração. Chegam ao destino à hora de jantar, restaurante intimista, decorado com velas e corações.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

A melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC P&D Brasil inicia novo Projeto Europeu

Neste mês de janeiro, o INESC P&D Brasil assinou o CA (Consortium Agreement) do projeto ITCity, que conta com quatro parceiros na América do Sul e três parceiros na União Europeia. O projeto intitulado “Uma Plataforma baseada em tecnologias da Informação e Comunicação para um Ecossistema Energético Sustentável em Cidades Inteligentes” tem como objetivo construir uma plataforma inteligente baseada em Tecnologias da Informação e Comunicação para cobrir as necessidades de uma cidade inteligente, inclusiva e sustentável.

Atuando nos componentes do ecossistema energético, o projeto pretende melhorar os serviços da cidade e ampliar a qualidade de vida dos cidadãos por meio da utilização de energias renováveis e integração de recursos energéticos distribuídos. As soluções propostas terão base em técnicas de gerenciamento ativo de demanda para o controle do consumo de energia, utilizando o conceito de consumidor/produtor (prosumer) ativo e novas estratégias de gestão de energia, as quais contribuirão com desafios sociais fazendo uso de uma abordagem multidisciplinar baseada em diferentes campos de aplicação em nível de cidades inteligentes. 

O consórcio é formado pelo Institute of Physical Energetics e a AES Energy Systems, Inc. (AESES) da Letônia (Latvia), e a Politehnica University de Bucharest pelo lado Europeu. A Universidade de Concepcion, a Universidade do Atacama e a Universidade Metropolitana do Chile, todas do Chile e o INESC P&D Brasil, com um consórcio de universidades brasileiras formado na rede INESC Brasil. A reunião de início do projeto está marcada para março e acontece na cidade de Riga, na Letônia (Latvia).