Offside
Lado B

Fomos ao teatro com o Rúben Moreira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Seedstars, pela voz de Pedro Gomes.

Fora de Série

"O facto de me terem proposto para Fora de Série vem apenas provar que estou a seguir o caminho certo, dando o melhor de mim. Aliás, um dos meus lemas de vida é “Se for para ser feito, ao menos que seja bem feito”. Diria que estou a cumprir!", António Barbosa (CPES)

Pensar Sério

"Confesso que no início sentia-me um 'peixe fora de água', não percebia a terminologia utilizada e a dinâmica era bastante diferente do que estava habituada. Eu costumava falar de “emoções”, “sentimentos” e “comportamentos” e não de “sistemas”, “redes”, “algoritmos”... Susana Rodrigues (C-BER)

Galeria do Insólito

As nossas colegas secretárias de um certo Centro têm a ambição (legitima, diga-se) de educar os colaboradores para que façam os seus pedidos atempadamente e não peçam uma viagem de avião para dali a 1 hora, um veículo alugado para o minuto seguinte ou um relatório para agora mesmo...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Em fevereiro, o INESC TEC recebeu 33 novos colaboradores. Conheça os seus rostos.

Cadê Você?

A melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas.

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto UPGRID já tem os 4 demonstradores de redes elétricas inteligentes a funcionar

Portugal, Espanha, Suécia e Polónia já terminaram a instalação dos quatro demonstradores de redes elétricas inteligentes do projeto UPGRID.

A instalação decorreu durante 2016 com o objetivo de fornecer o sistema elétrico com novos produtos e serviços para melhorar a gestão de redes de distribuição e aumentar o valor do serviço prestado ao cliente. Deste modo, vai ser possível fornecer uma resposta melhorada às necessidades do consumidor, tais como reduzir o tempo de restauração do fornecimento de energia, mostrar acesso a informação mais precisa e imediata ou aumentar a participação do consumidor no mercado.

Durante 2017 os dados vão ser recolhidos nas áreas de demonstração para ir ao encontro dos principais objetivos do projeto, tais como a definição de um modelo de negócio e de mercado, a monitorização e o impacto do projeto, e o envolvimento do consumidor final. Todas estas conclusões vão ser apresentadas no final de 2017, altura em que o projeto conclui.

Com base nos testes preliminares, a expectativa do consórcio do projeto UPGRID é a de encontrar resultados e impactos que suportem a conveniência e o benefício das soluções instaladas. Estas soluções vão permitir a implementação de funcionalidades avançadas em tecnologia já existente, de modo a integrar uma verdadeira rede inteligente.

Neste projeto, uma melhoria na monitorização e controlo da rede de baixa e alta tensão é esperada, como forma de antecipar desafios técnicos associados à integração de recursos energéticos distribuídos, tais como veículos elétricos, energia de base renovável, entre outros.

Fazem parte deste projeto o Centro de Sistemas de Energia (CPES), o Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) e o Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC.