Offside
Lado B

Fomos ao teatro com o Rúben Moreira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Seedstars, pela voz de Pedro Gomes.

Fora de Série

"O facto de me terem proposto para Fora de Série vem apenas provar que estou a seguir o caminho certo, dando o melhor de mim. Aliás, um dos meus lemas de vida é “Se for para ser feito, ao menos que seja bem feito”. Diria que estou a cumprir!", António Barbosa (CPES)

Pensar Sério

"Confesso que no início sentia-me um 'peixe fora de água', não percebia a terminologia utilizada e a dinâmica era bastante diferente do que estava habituada. Eu costumava falar de “emoções”, “sentimentos” e “comportamentos” e não de “sistemas”, “redes”, “algoritmos”... Susana Rodrigues (C-BER)

Galeria do Insólito

As nossas colegas secretárias de um certo Centro têm a ambição (legitima, diga-se) de educar os colaboradores para que façam os seus pedidos atempadamente e não peçam uma viagem de avião para dali a 1 hora, um veículo alugado para o minuto seguinte ou um relatório para agora mesmo...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Em fevereiro, o INESC TEC recebeu 33 novos colaboradores. Conheça os seus rostos.

Cadê Você?

A melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas.

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto Nutriciência pretende corrigir hábitos alimentares

O projeto «Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender» tem como objetivo informar sobre a importância de aumentar o consumo de hortofrutícolas e reduzir a ingestão de sal e de açúcar, sensibilizando crianças entre os três e os cinco anos de idade e as suas famílias. Este projeto conta com uma equipa multidisciplinar, da qual fazem parte o INESC TEC e a Universidade do Porto (Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação e Faculdade de Engenharia), em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, a RTP e a Universidade de Oslo.

Pensar em receitas, cozinhar em família, empratar e fotografar foram alguns dos desafios propostos aos participantes no projeto, sendo para isso criada uma plataforma online, na qual cerca de 1500 famílias, pertencentes a Misericórdias de norte a sul do país, se registaram e submeteram receitas. A equipa de nutrição do projeto procedeu então à avaliação das mais de 700 propostas submetidas e à seleção de alguns pratos. 

Nesse sentido, e como um dos outputs deste projeto, nasceu o «Nutriciência», um programa televisivo que mostra como preparar várias receitas regionais típicas, aumentando os hortícolas e diminuindo o sal, sem comprometer o seu sabor. Numa altura em que há um aumento do número de programas dedicados à culinária na televisão, o «Nutriciência» pretende aproveitar o interesse do público por esta temática e chamar a atenção para a importância destas questões alimentares. 

O programa é transmitido aos sábados de manhã na RTP1 e conta com a participação de Hélio Loureiro, chef de cozinha, e de Patrícia Padrão, nutricionista da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP).   

António Coelho e João Jacob do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) são os investigadores do INESC TEC envolvidos neste projeto. Financiado pelo Programa EEA Grants, o Nutriciência tem o apoio do Serviço Nacional de Saúde, da Administração Central do Sistema de Saúde e do Programa Iniciativas em Saúde Pública.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.