Offside
Lado B

Patrícia Gonçalves é voluntária na Associação Pata Vermelha.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Tekever, pela voz de Sofia Fernandes.

Fora de Série

"O que mais me motiva é a equipa fantástica do controlo de gestão em que estou inserida, pois somos mesmo um equipa e trabalhamos todos com o mesmo objetivo. Todos os dias tenho vontade de vir trabalhar." Bárbara Maia, Controlo de Gestão

Pensar Sério

"Confesso que no início estava um pouco perdida dentro deste universo multidisciplinar, entretanto percebi que o INESC TEC é diversificado em termos étnicos, culturais e também no que tange as opiniões e os pontos de vista, e que aos poucos abre-se para estes novos paradigmas." Luisa Gonçalves (CEGI)

Galeria do Insólito

O caso que a seguir relatamos passou-se por ocasião da Assembleia Geral do INESC P&D Brasil, em que foi pedido a um funcionário do edifício que tirasse uma foto das pessoas participantes.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Colaboradores

Em março, o INESC TEC recebeu 24 novos colaboradores. Conheça os seus rostos.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

AS DIVERGÊNCIAS QUE CONVERGEM

A Universidade do Porto é o associado mais importante do INESC TEC e, por isso, o que nela ocorre afeta em grau elevado a vida do instituto. Esta afirmação não constitui desprimor para com os restantes associados e parceiros privilegiados ou o seu papel tão fundamental na composição da essência única do INESC TEC. É a realidade dos factos sem valor moral ou emocional.

Movimenta-se a Universidade na preparação de uma nova eleição para o seu Conselho Geral. É um órgão vital, na atual arquitetura institucional - escolhe o Reitor, define princípios de governação. Várias listas se preparam refletindo correntes de opinião ou demonstrando apoio a protagonismos distintos.

O INESC TEC não tem partido - uma instituição não pode ter partido. O partido do INESC TEC, nesta matéria, é a UP. Importa reafirmar isto, no momento em que vários dos seus colaboradores estarão envolvidos em diversas das listas candidatas. E importa, porque o INESC TEC não pode existir de outra maneira: senão acarinhando todos.

Orgulhamo-nos de ter construído, no INESC TEC, um ambiente de fraternidade e cooperação que não olha a camisolas: de grupo, de especialidade, de escola, de Universidade ou Politécnico, de região, de país. Esse é parte do segredo da pujança, da vitalidade do INESC TEC: a capacidade de construir pontes e harmonizar perspetivas dissonantes. Temos pessoas de 34 países sem que haja sequer memória de discriminação ou dissensão. Temos Centros que reúnem gente de muitas origens e são triunfantes quando outros falham, porque sabem cooperar e ser multidisciplinares.

Por isso, dividindo-se colaboradores do INESC TEC por várias listas, a única leitura autorizada é a de que os cidadãos que se juntam no INESC TEC querem contribuir para uma melhor UP, cada um à sua maneira e com a sua perspetiva.

E o que pode esta diversidade carrear de bom, para a UP e o seu Conselho Geral, é a nossa experiência coletiva de consensualizar, de construir pontes, de conectar pontos de vista, e também de divergir sem que isso seja hostilizar.

Saudamos, portanto, o ato do cidadania de todos os que se preocupam, nessa forma, com o bom futuro da UP.

Créditos foto: uporto.pt