Offside
Lado B

Patrícia Gonçalves é voluntária na Associação Pata Vermelha.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Tekever, pela voz de Sofia Fernandes.

Fora de Série

"O que mais me motiva é a equipa fantástica do controlo de gestão em que estou inserida, pois somos mesmo um equipa e trabalhamos todos com o mesmo objetivo. Todos os dias tenho vontade de vir trabalhar." Bárbara Maia, Controlo de Gestão

Pensar Sério

"Confesso que no início estava um pouco perdida dentro deste universo multidisciplinar, entretanto percebi que o INESC TEC é diversificado em termos étnicos, culturais e também no que tange as opiniões e os pontos de vista, e que aos poucos abre-se para estes novos paradigmas." Luisa Gonçalves (CEGI)

Galeria do Insólito

O caso que a seguir relatamos passou-se por ocasião da Assembleia Geral do INESC P&D Brasil, em que foi pedido a um funcionário do edifício que tirasse uma foto das pessoas participantes.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Colaboradores

Em março, o INESC TEC recebeu 24 novos colaboradores. Conheça os seus rostos.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Open Day do CTM abre a janela para o futuro das tecnologias

Decorreu, entre os dias 3 e 6 de abril, a sexta edição do Open Day do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, em atividades divididas entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o INESC TEC. O desafio dos organizadores para este ano era, pela primeira vez, centrar as atenções nos estudantes universitários, procurando que juntassem aprendizagem com experiência prática numa área em constante evolução, um repto que os participantes aceitaram e responderam à medida.

Esta edição teve como mote a próxima vaga no que respeita a redes de comunicações sem fios, eletrónica, processamento de informação e multimédia, representando cada uma das áreas do CTM. Nos quatro dias de atividades, os cerca de 100 estudantes tiveram a oportunidade de frequentar diversos workshops e discutir temáticas relacionadas.

 

Workshops para «pôr a mão na massa»

open day ctm open day ctm

Garantir rede wireless em cenários extremos, dotar computadores de capacidades de aprendizagem e desenvolver visão computacional para interação 360 foram alguns dos desafios propostos pelas atividades práticas organizadas no Open Day, através da organização de quatro workshops hands on.

Em duas edições da atividade designada «Wireless flying networks», os participantes tiveram oportunidade de estar em contacto com redes mesh wireless, especialmente na utilização destas para providenciar comunicações em cenários extremos, como é o caso de zonas remotas dos oceanos ou áreas com elevada densidade de pessoas, como concertos ao vivo. Seguindo a ideia inicial de aliar teoria à prática, este workshop abordou tanto a componente concetual, no que respeita a temas como redes computacionais e redes wireless, mas também a componente prática, através da qual os inscritos puderam configurar e desenvolver um protótipo de uma rede wireless multi-hop, constituída por pontos de acesso instalados num drone e num balão de hélio, que foram lançados no relvado central da FEUP.

open day ctm

No workshop «Learning from data», o foco esteve na utilização de ferramentas de linguagem de programação Python para criar sistemas que sejam capazes de identificar padrões e fazer previsões, ou seja, o objetivo passa pela atribuição de capacidades aos computadores de, através de modelos previamente estabelecidos, aprender a ler informação disponibilizada sem que sejam explicitamente programados para tal.

«Wireless phone charger» foi a atividade que permitiu aos participantes tomar contacto com o processo de carregamento sem fios, por indução magnética, de dispositivos móveis. A aplicação prática consistiu na colocação dos indutores em ressonância à frequência desejada, com base em medidas previamente retificadas, fazendo corresponder o sinal proveniente do transmissor com o sinal necessário para recarregar o smartphone.

open day ctm open day ctm

Considerando a crescente necessidade, nos dias de hoje, de cada vez mais e melhores conteúdos multimédia interativos, o workshop «Media 360», dirigiu-se ao consumo de conteúdos media omnidirecionais, através de visão computacional desenhada para navegação e interação com vídeos 360 e áudio imersivo.

Os investigadores responsáveis pela dinamização destas atividades foram Filipe B. Teixeira, Gilberto Bernardes, Hugo Santos e Luís F. Teixeira, com a colaboração de António Sá Pinto, Gil Coelho, Kelwin Fernandes, Luís Aly, Ricardo Cruz e Tiago Soares da Costa.

 

O futuro do 5G

open day ctm open day ctm

Para encerrar esta iniciativa, foi organizada uma mesa redonda dedicada à nova geração de comunicações 5G, que se prevê que entrará no mercado a partir de 2020. Esta discussão aberta sobre o futuro das tecnologias, moderada pelo Coordenador do CTM, Manuel Ricardo, contou com a presença de Rui Aguiar (IT Aveiro), bem como dos investigadores do CTM Jaime Cardoso, Luís Pessoa, Paula Viana e Rui Campos.

 

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.