Offside
Lado B

Episódio com Rute Ferreira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Sonae, pela voz de Marlos Silva.

Fora de Série

"Participar de uma rede de investigadores de alto nível com alcance internacional está me dando confiança pra seguir nesse caminho." Arian Pasquali (LIAAD)

Pensar Sério

"I’m an alien, I’m a legal alien, I’m an Englishman in New York'. Não bastava ser mulher e ainda por cima bióloga marinha." Ana Paula Lima (CRAS)

Galeria do Insólito

A novidade tecnológica da AEFEUP para este ano foi a “perfect selfie” em frente ao espelho, senão vejam o crachá do Bernardo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

MARLOS SILVA, Responsável pelo Innovation & Future Tech Exchange Hub e PELO Departamento de Granted Projects DA SONAE

  • "Acreditamos que os resultados falam por si, e o “repeat business” comprovam a afinidade das equipas do retalho da Sonae com os investigadores do INESC TEC. Os projetos em preparação e futuros elevam o nível de ambição e alargam os campos e conhecimento que temos trabalhado em conjunto onde, assim como aconteceu no passado, esperamos que os resultados sejam bastante materiais."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

Na senda do desenvolvimento de vários projetos relevantes, consideramos o INESC TEC um dos parceiros mais ativos da rede de inovação aberta para o retalho da Sonae (alimentar – Sonae MC, e especializado - Sonae SR), que conta já com mais de 300 entidades de I&D, empresas, parceiros e fornecedores, espalhados por dezenas de países. 

Áreas de Negócio

Retalho

Título do projeto

LAGILE, Shortcut, GAP, PromoStock, SuperStore, Mailing Optimization, Freshpack

Unidade do INESC TEC com que colaborou

CEGI – Centro de Engenharia e Gestão Industrial

Responsáveis pelo projeto (INESC TEC)

Pedro Amorim, Bernardo Almada-Lobo, Teresa Bianchi de Aguiar, Elsa Silva, Luís Guimarães, Maria Antónia Carravilla, José Fernando Oliveira, João Pedro Pedroso, Hugo Simões, Manuel Pina Marques

Testemunho relativo aos projetos

Selecionamos 7 projetos em que cooperamos com o INESC TEC, que apresentamos a seguir:

  • AGILE: desenvolvido com a Logística da Sonae MC. Teve como principal objetivo questionar a configuração dos abastecimentos usados na logística; caracterizando as restrições de fornecimento às lojas e condicionantes dos entrepostos/operações;
  • ShortCut: na Sonae SR teve foco na organização e localização dos produtos nas prateleiras e no mezzanine do armazém principal;
  • GAP: desenvolvido com a Direção de Espaço da Sonae MC e também com a participação da FEUP, desenvolveu uma ferramenta que permite definir o posicionamento dos artigos nas prateleiras dos supermercados, também chamado de planograma;
  • PromoStock: diagnóstico do stock global e algoritmos de reaprovisionamento das promoções;
  • SuperStore: projeto do Continente On-line, desenvolveu um sistema de Reaprovisionamento para uma SuperStore on-line, bem como efetuou uma análise e caracterização da procura do e-commerce (Lisboa Norte);
  • Mailing Optimization: foi desenvolvido para a Sonae MC, com o intuito de otimizar as promoções no retalho alimentar; 
  • FreshPack: projeto do Pelouro dos Frescos na Sonae MC que teve como objetivo questionar os Ship-Pack atuais com uma análise transversal do impacto da definição destas quantidades em toda a cadeia de abastecimento - desde a receção de mercadoria nos entrepostos até à reposição na prateleira da loja. 


No caso do
AGILE desenvolveu-se um modelo de decisão tático que pode ser simulado a um nível operacional. Já no Shortcut foram desenvolvidas e implementadas regras para atribuição de localizações de picking, alternativas para o micro layout dos circuitos e alternativas para o macro layout das áreas. 

O projeto GAP produziu uma ferramenta que é utilizada diariamente pela equipa da Direção de Espaço da Sonae, desde 2014, permitindo gerar planogramas de forma automática e otimizada, tirando partido dos métodos de otimização implementados. Simultaneamente, o GAP torna mais flexíveis a definição de regras de alocação e consequente customização dos Planogramas.

Do Promostock nasceu um modelo de previsão de vendas de campanhas promocionais e implementaram algoritmos de reaprovisionamento das campanhas.

O Superstore teve como resultados todo o desenho e especificação do sistema de aprovisionamento para a SuperStore, bem como efetuou a avaliação do sistema de aprovisionamento proposto através da simulação com impacto da futura operação na Loja de Apoio.

Por sua vez, o projeto Mailing Optimization desenvolveu um algoritmo de otimização para a alocação de cupões no mailing promocional periódico da Sonae MC.

E, com a nova metodologia desenvolvida pelo projeto FreshPack, foi possível identificar os ganhos potenciais em diversos indicadores como a quebra, a rotação e o número de encomendas processadas porque os investigadores do CEGI desenvolveram um modelo de otimização para ajudar a definir os Ship-Pack e analisar as implicações de um valor distinto por insígnia. 

As perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC incluem desenvolver projetos em áreas de conhecimento relevantes para o retalho como a logística inversa e a economia circular, a otimização de rotas logísticas e o futuro do processo de check-out.