Offside
Lado B

Episódio com Rute Ferreira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Sonae, pela voz de Marlos Silva.

Fora de Série

"Participar de uma rede de investigadores de alto nível com alcance internacional está me dando confiança pra seguir nesse caminho." Arian Pasquali (LIAAD)

Pensar Sério

"I’m an alien, I’m a legal alien, I’m an Englishman in New York'. Não bastava ser mulher e ainda por cima bióloga marinha." Ana Paula Lima (CRAS)

Galeria do Insólito

A novidade tecnológica da AEFEUP para este ano foi a “perfect selfie” em frente ao espelho, senão vejam o crachá do Bernardo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Prémio "O Melhor do Portugal Tecnológico" atribuído a robô do INESC TEC

O projeto AGROB V16, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, ganhou uma menção honrosa na categoria "Sustentabilidade/Responsabilidade Social", atribuída pela revista Exame Informática.

Os prémios designados "O Melhor do Portugal Tecnológico" distinguem pessoas e empresas na área da ciência e da tecnologia e, neste caso, destacou o caráter de inovação e pioneirismo que caracterizam um dispositivo com «elevado potencial».

Filipe Santos 

Segundo Filipe Neves dos Santos, coordenador do projeto, “este prémio é em grande medida do resultado da aposta do meu centro (CRIIS) e da estrutura forte do INESC TEC”. No fundo, e além do Coordenador do CRIIS, António Paulo Moreira, e dos elementos do Conselho de Administração do INESC TEC, Filipe Neves dos Santos agradece ao INESC TEC “por ter acreditado que era possível criar uma linha de investigação ligada à agricultura com robôs”.

A plataforma AGROB V16 está a ser desenvolvida de forma modular e, num futuro próximo, para além de tarefas de medição da variabilidade/sensorização/monitorização, poderá servir para testar tecnologias de atuação, tais como tecnologias de taxa variável (como por exemplo, pulverização de precisão) e/ou manipuladores robóticos para operações de poda e de colheita.

Os prémios foram entregues em Paço de Arcos, no dia 16 de maio. Existem há uma década e são compostos por nove categorias, designadamente Marca Nacional, Marca Internacional, Produto do ano, Fabricante de computadores, Sustentabilidade/Responsabilidade Social, Software, Internet e Inovação. Apenas uma, "Personalidade", não é decidida pela equipa editorial da Exame Informática, mas sim por um júri convidado e presidido pelo professor José Tribolet, presidente do INESC.

A Exame Informática é a mais antiga e a mais lida marca de conteúdos de tecnologia nos media portugueses. Hoje, além da publicação em papel, a Exame Informática está presente nas mais diversas plataformas, incluindo na televisão, onde mantém há sete anos um programa no qual dá a conhecer o que de melhor se faz na tecnologia em Portugal e no mundo.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.