Offside
Lado B

Episódio com Rute Ferreira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Sonae, pela voz de Marlos Silva.

Fora de Série

"Participar de uma rede de investigadores de alto nível com alcance internacional está me dando confiança pra seguir nesse caminho." Arian Pasquali (LIAAD)

Pensar Sério

"I’m an alien, I’m a legal alien, I’m an Englishman in New York'. Não bastava ser mulher e ainda por cima bióloga marinha." Ana Paula Lima (CRAS)

Galeria do Insólito

A novidade tecnológica da AEFEUP para este ano foi a “perfect selfie” em frente ao espelho, senão vejam o crachá do Bernardo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

FourEyes começa a apresentar resultados para a indústria dos media

O projeto FourEyes (Intelligence, Interaction, Immersion and Innovation for Media Industries) apresentou os primeiros resultados num workshop que decorreu a 9 de maio, num dia completo de sessões que teve lugar no INESC TEC. O projeto agrega investigação em diversos tópicos, na área dos media digitais e das tecnologias multimédia, e visa produzir a prazo um forte impacto na indústria nacional, com relevância internacional.

O evento, que contou com a participação de cerca de 50 investigadores do INESC TEC, avaliou o esforço já realizado e abriu a discussão a resultados intermédios, alguns já em fase de protótipo. Os trabalhos apresentados cobriram um âmbito alargado de investigação desenvolvida no INESC TEC e que tem por objetivo facilitar a captura, criação, transformação, distribuição e acesso a conteúdos audiovisuais de uma forma personalizada, imersiva e interativa.

“O INESC TEC tem um longo historial de investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia na área das tecnologias multimédia e media digitais. O FourEyes está a dar continuidade a esta aposta e o número de investigadores envolvidos no projeto é apenas mais um indicador, a somar aos resultados já conseguidos sob a forma de software, publicações e patentes submetidas, que demonstra a dimensão da atividade nesta área no INESC TEC”, refere Paula Viana, coordenadora do projeto, investigadora do INESC TEC e docente no P.Porto/ISEP.

Os resultados deverão ter impacto em vários setores de atividade, que vão das indústrias criativas aos detentores de conteúdos e fabricantes de equipamentos, mas também em outras áreas em que os conteúdos audiovisuais são cada vez mais importantes como seja no turismo, entretenimento, cultura ou mesmo retalho e desporto. “Os resultados já conseguidos irão com certeza ter um impacto positivo em termos económicos para as indústrias e empresas em que os conteúdos são a base do negócio, mas também em termos sociais, pela possibilidade de fornecer serviços mais inovadores e conteúdos mais imersivos aos consumidores finais”, declara ainda Paula Viana.

O FourEyes é uma das três linhas de ação do projeto TEC4Growth, financiado pelo programa Norte 2020. Esta iniciativa, que agrega também os sub-projetos Smiles e iMAN, pretende criar ferramentas complexas para resolver problemas de interação entre diferentes sistemas, alguns com autonomia de decisão, e colocar esses sistemas em fusão com a intervenção humana. O TEC4Growth, coordenado por Vladimiro Miranda, finaliza em junho de 2018 e conta com um investimento total de 3.8 milhões de euros.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP e ao P.Porto-ISEP.