Offside
Lado B

Tomás Albuquerque é jogador de andebol no ABC Braga.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da EFACEC, pela voz de Nuno Silva.

Fora de Série

"A maior motivação que tenho para trabalhar no INESC TEC é a possibilidade de fazer ciência ao mais alto nível." Leonel Carvalho (CPES)

Pensar Sério

"No meu percurso profissional tenho tido contacto com vários “inesquianos”. Deixei aqui o testemunho relativo aos dois que mais influenciaram o meu crescimento." José Costa Pereira (CTM)

Galeria do Insólito

A verdade é que, por baixo do fato e capacete, a Rute é de facto um doce.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Novos colaboradores do mês de junho

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC com novo projeto europeu aprovado na área de energia

Desenvolver, integrar e testar novas tecnologias na área de energia e aplicá-las na análise e consequente mudança de comportamentos, são estes os principais objetivos do FEEdBACk – Fostering Energy Efficiency and BehAvioural Change through ICT, o novo projeto europeu aprovado no Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC.

Estas novas tecnologias deverão ser usadas para envolver os utilizadores de energia e permitir que percebam e alterem o seu comportamento de consumo, com foco em três ambientes distintos: trabalho, escola e casa, atuando em três áreas geográficas diferentes: Norte de Portugal, Mediterrâneo espanhol e Norte da Alemanha.

O consórcio definido para este projeto conta com sete países europeus e inclui instituições de investigação com experiência na área da energia, três PMEs especializadas em e-learning digital, com vista ao desenvolvimento de aplicações destinadas a mudança de comportamento e construção de bases de dados relacionados com a energia, e três organizações que possuem e gerem edifícios, escolas e alojamentos, de âmbitos público e privado, e que estão comprometidas em baixar e otimizar o seu consumo de energia.

Este trabalho pretende acelerar a comercialização de ferramentas, por parte de PMEs, que permitam aos proprietários de edifícios perceber e reduzir o seu consumo de energia. A longo prazo, pretende-se que as empresas incorporem elementos destas aplicações na procura de alteração de comportamentos, tornando-se mais competitivas e contribuindo para o cumprimento de objetivos de sustentabilidade energética promovidos pela União Europeia.

A equipa do INESC TEC envolvida na elaboração da proposta é composta por Filipe Joel Soares, André Guimarães Madureira, Leonel Carvalho, José Iria e Nilufar Neyestani, investigadores do Centro de Sistemas de Energia, e António Coelho, investigador do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica. 

O projeto conta com um orçamento total de 2 milhões e 400 mil euros.

"The research leading to these results has received funding from the European Union's Horizon 2020 - The EU Framework Programme for Research and Innovation 2014-2020, under grant agreement No. 768935."

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.