Offside
Lado B

Jorge Iglésias, CRACS

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MRS Logística, pela voz de Alexandre Lima de Carvalho.

Fora de Série

"Foi necessário ultrapassar vários desafios e, não fosse a colaboração de muitos investigadores e colaboradores do INESC TEC e da UTAD, não teria sido possível concretizar este “real” laboratório de realidade virtual." Maximino Bessa (CSIG)

Asneira Livre

"O meu nome é Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, mas podem tratar-me por INESC TEC.", Débora Pinguinha (SCOM)

Galeria do Insólito

Entre o polvo pequeno a 6.29€ e o azeite virgem a 2.89€, o que é que fomos encontrar? Uma notícia sobre o INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de outubro entraram 24 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC lidera projeto em eficiência energética

Chama-se FEEdBACK (Fostering Energy Efficiency and BehAvioural Change through ICT) o novo projeto europeu na área dos sistemas de energia liderado pelo INESC TEC, que teve a sua reunião de kick-off nos dias 2 e 3 de novembro, na cidade do Porto.

Os principais objetivos deste novo projeto passam por desenvolver, integrar e testar novas tecnologias ligadas à área de energia e aplicá-las com a finalidade de promover a eficiência energética, através de uma mudança de comportamentos dos utilizadores de edifícios.

Nesse sentido, três demonstradores vão ser utilizados a nível europeu – Portugal, Espanha e Alemanha - com foco em três ambientes distintos. O demonstrador português vai ser o edifício do INESC TEC, a área de demonstração espanhola engloba um conjunto de edifícios do município de El Prat em Barcelona e o demonstrador alemão consiste numa área residencial situada em Lippe.

Os níveis de eficiência energética dos três demonstradores em causa vão tentar ser melhorados, não só através do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias de informação e comunicação, mas também com a ajuda de todos aqueles que “habitam” nos edifícios em questão. Para tal, está previsto o desenvolvimento de aplicações ligadas à área dos jogos sérios para ajudar o público-alvo dos demonstradores a mudar os seus comportamentos de forma a atingir os objetivos de eficiência energética pretendidos.

Durante a reunião de arranque do projeto foram definidos os primeiros passos a dar e foi feita uma visita ao edifício do INESC TEC para que todos os parceiros pudessem conhecer o demonstrador português. A próxima reunião está marcada para março em Barcelona, de modo a apresentar a área de demonstração espanhola.

Os oito parceiros do projeto FEEdBACk vão dispor de cerca de 2,4 milhões de euros, 2 dos quais financiados pela comissão europeia, até 2020 para desenvolver estas soluções.

Liderado pelo INESC TEC, o projeto conta ainda com a participação da Technische Universiteit Delft (Holanda), Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (Suíça), DEXMA Sensors SL (Espanha), Limetools LTD (Reino Unido), IN-JET APS (Dinamarca), Kreis Lippe der Landrat (Alemanha) e Estudi Ramon Folch i Associats SL (Espanha).

Participam neste projeto por parte do INESC TEC investigadores do Centro de Sistemas de Energia (CPES) e do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG).