Offside
Lado B

"Eu canto em todo o lado!"

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House, pela voz de Ricardo Paiva.

Fora de Série

"Desde a minha entrada no INESC TEC fui progressivamente diversificando as minhas tarefas e aprendendo novas, adquiri outras competências e novas responsabilidades e sinto que evolui bastante a nível profissional e pessoal." Eunice Oliveira (SCOM)

Asneira Livre

"Querido Pai Natal, tudo o que mais desejo neste Natal e no novo ano que se aproxima, para além da Paz no Mundo, é que no INESC TEC a "imaginação nos engorde e a matemática nos emagreça.", Cristina Barbosa (CITE)

Galeria do Insólito

E no meio de todo este cenário, o que é que viemos a descobrir? Que o Pai Natal vem lá da Lapónia carregar as baterias do trenó no nosso Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de novembro entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Equipas INESC TEC vencedoras na 2ª edição do Business Ignition Programme

O projeto Solar Tiles, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Departamento de Engenharia Química, foi o projeto vencedor da 2ª edição do Business Ignition Programme (BIP). A equipa do projeto contou com a participação de um investigador do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC e integrou um aluno do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, da FEUP. O BIP é um programa de aceleração promovido pela Universidade do Porto Inovação, INESC TEC e CIIMAR, com o objetivo de apoiar a valorização de tecnologias desenvolvidas no meio académico.

Foi na sessão de encerramento desta segunda edição, realizada no passado dia 12 de dezembro, na FEUP, que as equipas tiveram oportunidade de apresentar os seus pitch a um júri composto por Katja Tschimmel (Mindshake), Madalena Clara (Fábrica de Startups), Marlos Silva (SONAE) e Rita Marques, João Porto e Manuel Aroso (Porto Business School).

Os Vencedores

Andreia Passos, investigadora do CITE, integrou a equipa de Luísa Andrade, juntamente com um elemento de negócio, Ramon Mendes (MIETE-FEUP), e juntos arrecadaram o primeiro prémio, no valor de aproximadamente 2.700€, sendo 1.500€ em dinheiro, atribuídos através do NOE - Noroeste Empreendedor, um projeto financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, e o restante valor aplicado numa viagem a um ecossistema empreendedor à escolha da equipa.

A Portuguese Solar Tiles é uma tecnologia fotovoltaica em vidro que absorve rapidamente a radiação difusa, mas que, ao mesmo tempo, é esteticamente mais versátil, pois pode incorporar não só a imagem dos azulejos como forma decorativa, mas também impressão de imagens e logotipos, ou ser de cores diferentes. Trata-se de uma inovação que ajuda o mercado da construção sustentável a resolver o problema da integração de painéis fotovoltaicos em ambientes urbanos, utilizando painéis fotovoltaicos de filme fino e com a durabilidade de 20 anos.

BIP BIP

O segundo lugar foi conquistado também por uma equipa INESC TEC, constituída por Daniel Vasconcelos, colaborador do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL), Hélder Oliveira e Ricardo Araújo, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e Lucas Gurgel (Faculdade de Economia do Porto). A ideia apresentada foi a A-VA (Assisted Vascular Analysis), um projeto que tem como objetivo tornar o planeamento cirúrgico num processo mais simples e seguro, criando softwares que tornam mais precisa e conveniente a caracterização de redes vasculares em imagens médicas 3D, ajudando os médicos a planear ações terapêuticas.

Segunda edição a caminho da terceira

Ao longo deste segunda edição, que contou com o apoio da SONAE, e depois de 12 semanas de trabalho, as 11 equipas participantes tiveram a oportunidade de, com o apoio de mentores, aprofundar os vários elementos do seu modelo de negócio, realizar entrevistas e reuniões com potenciais clientes para aperfeiçoar a adequação das suas soluções a problemas de mercado e consumidores.

O BIP é um projeto financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, organizado pela U.Porto Inovação, CIIMAR e INESC TEC.

A próxima edição do BIP arranca em 2018. As candidaturas já abriram e decorrem até ao dia 29 de dezembro, quer para as ideias, quer para os elementos de negócio que as vão acompanhar.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.