Offside
Lado B

"Eu canto em todo o lado!"

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House, pela voz de Ricardo Paiva.

Fora de Série

"Desde a minha entrada no INESC TEC fui progressivamente diversificando as minhas tarefas e aprendendo novas, adquiri outras competências e novas responsabilidades e sinto que evolui bastante a nível profissional e pessoal." Eunice Oliveira (SCOM)

Asneira Livre

"Querido Pai Natal, tudo o que mais desejo neste Natal e no novo ano que se aproxima, para além da Paz no Mundo, é que no INESC TEC a "imaginação nos engorde e a matemática nos emagreça.", Cristina Barbosa (CITE)

Galeria do Insólito

E no meio de todo este cenário, o que é que viemos a descobrir? Que o Pai Natal vem lá da Lapónia carregar as baterias do trenó no nosso Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de novembro entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC cria software para ensino artístico inclusivo online

O projeto Tele-Média-Arte, que contou com a colaboração do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, realizou os testes finais com utilizadores, que decorreram no espaço expositivo e de investigação INVITRO, na sede da Universidade Aberta (UAb), em Lisboa. Esta tecnologia será durante o ano de 2018 aplicada no Doutoramento em Média-Arte Digital e no curso "A experiência da diversidade através da Arte".

Sob a coordenação da UAb, o projeto Tele-Média-Arte tem como objetivo principal promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem artístico à distância e online, através da exploração de facilidades de telepresença multimodal nos canais visual, auditivo e sensorial e na interação gestual/corporal, tornando-o inclusivo para formandos cegos e amblíopes.

A tecnologia do INESC TEC parte da captura automática 3D de movimentos do corpo humano por dispositivos de baixo custo (Kinect) para converter cada movimento e posição das articulações do corpo em som. Assim, proporciona um feedback instantâneo e contínuo do movimento, integrado numa plataforma de e-learning. Desta forma, alunos cegos podem percecionar se o seu movimento corresponde ou não ao som do movimento exemplificado previamente pelo professor, de forma remota.

Apesar de se focar para já no ensino de média-arte digital, os resultados do projeto poderão ser utilizados noutras áreas de ensino, tais como as ciências exatas ou sociais.

Os investigadores INESC TEC envolvidos foram José Eduardo Dias, Leonel Morgado, Vítor Rocio do CSIG e Rui Penha do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM).

O projeto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do programa Qualificação das Novas Gerações – Projetos Inovadores no Domínio Educativo, e, além do INESC TEC, conta com a parceria do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) e da APEC (Associação para a Promoção do Ensino dos Cegos).

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à UAb.

 

Créditos foto: http://www.voltaaoconhecimento.pt