Offside
Lado B

Orientação em bicicleta com Francisco Moura.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Silos de Leixões, pela voz de Miguel Tomé.

Fora de Série

"Vejo esta nomeação como um indicador que tenho feito um bom percurso no INESC TEC.", Ricardo Araújo (CTM); "Foram muitos os que contribuíram para este pequeno sucesso.", Daniel Vasconcelos (SAL)

Asneira Livre

"Sim, é verdade que o meu ponto de vista é o de um anarquista louco e extremista – tão extremista que até anti-anarquismo eu sou. Muito prazer.", Manuel Parente (CEGI)

Galeria do Insólito

Num destes dias frios de janeiro, o assunto quente no INESC TEC foi o facto de o Sr. Manuel Silva ter ficado preso no elevador com três senhoras da limpeza...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de dezembro entraram 17 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC promove sinergias com Associação Cluster Portugal Mineral Resources

O Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC promoveu uma parceria com a Associação Cluster dos Recursos Minerais de Portugal (ACPMR - Associação Cluster Portugal Mineral Resources), numa reunião que decorreu no passado dia 16 de janeiro.

Esta visita ao INESC TEC permitiu que os participantes conhecessem uma série de tecnologias marinhas, desenvolvidas e em desenvolvimento, e pudessem ficar a par das potencialidades e competências do CRAS nesse âmbito.

Para além da equipa do CRAS e de membros deste Cluster, estiveram presentes a Assimagra, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Na reunião foram discutidas as diversas possibilidades de projetos futuros na área dos recursos minerais, matérias-primas e prospeção/pesquisa mineral ao longo da plataforma continental, bem como vários instrumentos de trabalho e fontes de financiamento.

O objetivo desta ligação passa por permitir um estreitamento de relações entre o INESC TEC e o Portugal Mineral Resources Cluster, e entre estas duas entidades e várias Universidades, instituições de Administração Pública e empresas.

O INESC TEC pretende assim desenvolver mais competências na área das Geociências e Recursos Minerais, trabalhando em conjunto com entidades de diferentes áreas de investigação e complementando as geotecnologias já disponíveis com uma aplicação prática e real na área da Engenharia Geológica e de Georrecursos.

O Cluster dos Recursos Minerais de Portugal tem como missão “promover o conhecimento e a valorização económica sustentável dos recursos minerais, dinamizando a capacidade exportadora e o valor acrescentado do setor, quer através do aprofundamento do conhecimento do potencial económico dos recursos, quer da promoção da I&DT+I, da melhoria das condições de investimento produtivo e de acesso a mercados, e ainda, através do aumento das competências (técnicas, tecnológicas e de gestão) e do estímulo da cooperação interempresarial e interinstitucional”.