Offside
Lado B

No mundo das bonecas.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MOG Technologies, pela voz de Alexandre Ulisses.

Fora de Série

"É um trabalho muito gratificante porque, para além de conseguir ensinar, aprendo também muito...", João Paulo (HASLab)

Pensar Sério

"Sempre gostei de viajar de comboio e normalmente as minhas viagens que começam num comboio acabam bem.", Filipe Penicheiro (CSIG)

Galeria do Insólito

Para a área de Cosméticos temos o INESC TEC - Instituto de Embelezamento, Saúde e Cosmética, Tonificação, Epilação e Cavitação

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

FOOTURE 4.0 é o roteiro com inovação INESC TEC na indústria do calçado

No âmbito da iniciativa “Roteiro da Inovação”, no dia 9 de março, o Primeiro-Ministro António Costa realizou o seu quarto Roteiro, desta vez dedicado ao setor do calçado, que contou com uma visita ao Grupo Procalçado e ao Centro Tecnológico do Calçado (CTCP).

A APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seu Sucedâneos) aproveitou a oportunidade para fazer a apresentação de lançamento formal do FOOTURE 4.0, o Roteiro do Cluster do Calçado para a Economia Digital, um documento estratégico que define um plano de ação e as condições necessárias para que o setor tire completo partido das oportunidades da revolução digital, designada de quarta revolução industrial ou Indústria 4.0.

A APICCAPS cedo identificou a necessidade e oportunidade de lançar o trabalho de definição deste roteiro que foi identificado como uma das medidas do plano nacional para a Indústria 4.0. O INESC TEC, parceiro privilegiado do setor para o I&D nas áreas da automação e sistemas de informação, assumiu a coordenação técnica do trabalho, que contou com a colaboração do CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais, do CRIIS – Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes, do CEGI – Centro de Engenharia e Gestão Industrial, e do LIAAD – Laboratório de Inteligência Artificial, e ainda com a colaboração com o CTCP - Centro Tecnológico do Calçado. O trabalho foi coordenado por Ana Barros do CESE e contou com uma equipa alargada do INESC TEC, CTCP e APICCAPS.

Luís Carneiro

A apresentação do FOOTURE 4.0 no CTCP ficou a cargo de Luís Carneiro, Membro do Conselho de Administração do INESC TEC. Estiveram ainda presentes no evento José Carlos Caldeira, Consultor da Administração, Ana Barros e Rui Rebelo, do CESE, e Mafalda Roxo, do LIAAD.

O papel do INESC TEC na história da indústria do calçado

O contributo do INESC TEC para a indústria do calçado começou nos anos 90, com a automatização e informatização dos sistemas existentes e o desenvolvimento de novos equipamentos. Para além de simulação de sistemas, foram concebidos modelos de otimização de linhas de produção e desenvolvidos algoritmos e heurísticas para o balanceamento das mesmas. Mais recentemente, nos sistemas de distribuição aos pontos de venda, utilizaram-se técnicas de previsão de venda e foram aplicados resultados de investigação em sistemas de recomendação, em lojas online e físicas, cobrindo assim toda a cadeia de valor.

O Roteiro da Inovação

Sob o lema “Mais e Melhor Emprego”, o Roteiro da Inovação é organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e tem como objetivo reforçar a confiança nos agentes públicos e privados e divulgar casos relevantes de inovação e com potencial de demonstração em diferentes setores – agrícola e alimentar, Floresta, Mar, calçado, têxtil, ou ainda administração pública e sociedade em geral.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

 Créditos fotos - APICCAPS