Offside
Lado B

No mundo das bonecas.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MOG Technologies, pela voz de Alexandre Ulisses.

Fora de Série

"É um trabalho muito gratificante porque, para além de conseguir ensinar, aprendo também muito...", João Paulo (HASLab)

Pensar Sério

"Sempre gostei de viajar de comboio e normalmente as minhas viagens que começam num comboio acabam bem.", Filipe Penicheiro (CSIG)

Galeria do Insólito

Para a área de Cosméticos temos o INESC TEC - Instituto de Embelezamento, Saúde e Cosmética, Tonificação, Epilação e Cavitação

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Sensor de deteção de descargas elétricas instalado no INESC TEC

No âmbito de um protocolo de colaboração entre o INESC TEC e a empresa americana Earth Networks, Inc., foi instalado, durante o mês de fevereiro, no edifício do INESC TEC, um sensor de deteção de descargas elétricas da rede ENTLN (Earth Networks Total Lightning Network).

A rede ENTLN é a maior rede global de deteção de descargas elétricas, com mais de 1200 sensores instalados em mais de 40 países. Esta rede baseia-se em tecnologia de ponta e sensores a operar numa gama muito abrangente de frequências (de 1 Hz a 12 MHz), o que permite detetar, de forma eficiente e muito precisa, as descargas elétricas, quer entre nuvens, quer as que atingem o solo. Estes dados permitem obter uma previsão mais fiável de fenómenos meteorológicos extremos, como chuva intensa, granizo, tornados e ventos intensos verticais (downbursts).

A estação atmosférica do INESC TEC é uma infraestrutura única, já que, além do sensor de descargas elétricas e da estação meteorológica instalados pela Earth Networks, conta também com um sensor de monitorização do campo elétrico atmosférico, um sensor de medição de rádon e um sensor de medição de radiação gama. Esta estação atmosférica surge no seguimento dos resultados obtidos durante a campanha de monitorização de radiação gama a decorrer nos Açores desde 2015, com o objetivo de estudar a relação entre condições meteorológicas e níveis de radioatividade ambiental.

A atual estação, instalada no edifício principal do INESC TEC, permite uma monitorização mais abrangente da componente de eletricidade atmosférica, fornecendo dados importantes para o estudo da relação entre radioatividade ambiental, ionização atmosférica e descargas elétricas. Tal como os dados da campanha dos Açores, os dados recolhidos na estação atmosférica estão disponíveis no repositório de dados do INESC TEC.

A equipa envolvida neste projeto conta com Susana Barbosa e Alexandre Costa, do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG), com a colaboração de Manuel Silva, do Serviço de Gestão de Infraestruturas (SGI).

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.