Offside
Lado B

Vamos voar?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Jasil, pela voz de Luís Oliveira.

Fora de Série

"É com enorme entusiasmo e satisfação que vemos o reconhecimento do nosso trabalho. Afinal de contas, o esforço vale sempre a pena!", Catarina, Paula e Lídia (HASLab)

Asneira Livre

"Para não quebrar tradições, as comezainas são muito importantes, principalmente quando alguns dos tainantes que deixaram o INESC TEC para seguir as suas carreiras continuaram a juntar-se (...)", Fábio Coelho (HASLab)

Galeria do Insólito

A Caminhada INESC TEC a Sistelo vai ficar na história por ter sido a primeira, mas também pelos episódios caricatos que fomos vivendo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de abril entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Fora de Série

A Série dos fora de série

Num universo de mais de 1200 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determinou uma mudança de política editorial: o BIP passou a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!). Adicionalmente, tendo por base critérios de oportunidade noticiosa, é desenvolvida uma entrevista a um dos nomeados.

 

ESTE MÊS FALAMOS COM Catarina Fernandes, Paula Rodrigues e Lídia Vilas Boas (HASLab)

1. Vocês têm histórias diferentes no HASLab/INESC TEC. Falem um pouco sobre como chegaram e o percurso até hoje.

Somos três mulheres. Três mulheres com funções distintas, mas complementares. Três mulheres com temperamentos e perfis diferentes, mas que se entendem très bien.

No início, era só a Lídia. Trabalha no INESC TEC há quase 20 anos e já colaborou nos diversos serviços da instituição, no CESE e, ainda, na coordenação do secretariado. Atualmente, trabalha no secretariado do Conselho de Administração. Em 2012, e focando a colaboração com o HASLab, a Lídia assumiu as tarefas de secretariado deste Centro.

Dezasseis anos depois, e com reorganização do HASLab como centro I&D integrado do INESC TEC, a Paula veio representar o SCOM no polo do INESC TEC na Universidade do Minho (HASLab), com vista a facilitar a interlocução do mesmo com o próprio centro e com o Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem (GCII) da Universidade do Minho (UMinho).

Finalmente, em 2015, a Catarina foi contratada via Universidade do Minho, para dar apoio na gestão financeira dos projetos do HASLab, que estavam na altura alocados ao Departamento de Informática.

Entretanto, o Centro cresceu e, mais uma vez, com a reorganização deste na comunidade INESC TEC, surgiu a necessidade de ter uma pessoa responsável, a tempo inteiro, pela função do secretariado. Neste sentido, a Lídia transferiu todas estas tarefas para a Catarina.

Como se apercebem, são três mulheres com três origens e funções distintas.

Catarina Fernandes

Catarina Fernandes

2. Todas trabalham de alguma forma ligadas ao HASLab. Como é que estão divididas as vossas tarefas?

Todas vestimos a mesma cor da camisola, mas no que toca a funções, cada uma tem a sua.

Em concreto, a Catarina está responsável por todas as tarefas inerentes ao secretariado do HASLab, nomeadamente, processos de recursos humanos, viagens, requisições, orçamentação, apoio na gestão financeira dos projetos, entre outras.

Relacionadas com estas funções, estão as da Lídia no HASLab. Enquanto secretária do Professor Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e investigador sénior do HASLab, a Lídia dá então apoio à Catarina sempre que necessário.

Quanto à Paula, está responsável pela interlocução entre o HASLab e o SCOM do INESC TEC, bem como entre o SCOM e o GCII da Universidade do Minho. Além disso, está responsável pela comunicação e disseminação de dois projetos europeus do Centro. Entre outras tarefas, a Paula está também responsável pela comunicação interna do mesmo.

Paula Rodrigues

Paula Rodrigues 

3. É a segunda vez que a Paula e a terceira que a Lídia são nomeadas Fora de Série. Qual a sensação de ver o vosso trabalho reconhecido mais uma vez?

Paula: É sempre um orgulho ver o nosso trabalho reconhecido! Seja num trabalho que demora um dia, seja num trabalho que demora um ano. Faço tudo por vestir a camisola em todas as tarefas que tenho em mãos! Por vezes, há variáveis tramadas e que têm consequências menos boas, mas o importante é improvisar e resolver os problemas!

Lídia: Qualquer que seja o trabalho que façamos, seja a organização de uma conferência seja o nosso trabalho do dia-a-dia, é bom saber que o que fazemos, fazemos bem. Nem sempre conseguimos fazer o que nos propomos, seja por uma dificuldade nossa ou não. Ninguém é perfeito. Nós cometemos erros, como qualquer pessoa. De todo o modo é um reconhecimento que me deixa, sem falsas modéstias, agradavelmente satisfeita. 

Lídia Vilas Boas

Lídia Vilas Boas 

4. A nomeação é feita no âmbito da conferência EuroSys’18. Como e quando é que começou este trabalho?

A organização da EuroSys 2018 começou em abril de 2017, com a ida da Paula à Sérvia, com o objetivo de falar com os membros da organização desse ano. A ideia era aperceber-se de todos os detalhes do evento, de forma a que se conseguisse elevar a fasquia em 2018. Pelos vistos, foi possível! :) 

Na verdade, e pensando bem, a organização até começou em 2016, com a reserva do espaço. Espaço este que ficou sem efeito e, cá para nós, ainda bem que assim foi!

O relógio dava as 09h00 do dia 23 de abril de 2017. Faltava precisamente um ano para a nossa edição, aquela que viria a ser memorável! Memorável pela cidade, pelo ambiente, pelo espaço, pelo detalhe da organização, pela novidade e, claro, pela espetacular gastronomia e qualidade de vinhos. 

Dado o volume de trabalho que esta organização envolvia, foi necessário um desafiante ajuste nas agendas de cada uma de nós, de forma a ser possível conciliar tudo com as tarefas diárias.

eurosys

 

5. Terminaremos este questionário, pedindo que comentem a nomeação, feita pela Coordenação do HASLab e do evento:

“Nomeamos para Fora de Série a Catarina Fernandes, a Paula Rodrigues e a Lídia Vilas Boas pela inexcedível competência e brio com que organizaram a EuroSys’18.”, Coordenação HASLab / Rui Oliveira

No primeiro minuto, ficámos sem palavras. Nos minutos a seguir, é com enorme orgulho que lemos esta frase! É com enorme entusiasmo e satisfação que vemos o reconhecimento do nosso trabalho. Afinal de contas, o esforço vale sempre a pena!

Não poderíamos deixar mencionar aqui a fabulosa equipa de 17 voluntários que nos ajudaram durante o evento! A EuroSys’18 não teria corrido tão bem se não tivéssemos esta equipa! Obrigada a todos os que colaboraram, nomeadamente, ao Fábio Coelho, Rui Miguel, Diogo Couto, Nuno Machado, Francisco Neves, João Paulo, Ricardo Macedo, Rogério Pontes, George Younes, Vítor Enes, Adriaan Leijnse, Leandro Gomes, Francisco Cruz, Francisco Maia, Stéphanie Gonçalves, Rafaela Gomes e Daniel Monteiro.