Offside
Lado B

Prego a fundo com o Tiago Soares Costa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da APICCAPS, pela voz de João Maia.

Fora de Série

"Uma instituição com a dimensão do INESC TEC precisa que o Design seja enquadrado numa visão sistémica." Pedro Regadas (SCOM)

Pensar Sério

"Mudam-se os tempos, mudam-se as verdades e o problema das “fake news” emerge.", Nuno Guimarães (CRACS)

Galeria do Insólito

Se acha que há algo de errado nesta foto da visita do Super Bock Group ao INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de outubro entraram 36 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Novo projeto INESC TEC desenvolve sistemas logísticos inteligentes

Tec-FEL - Logística 4.0: Tecnologias para a logística flexível e eco-eficiente é a designação do novo projeto liderado pelo INESC TEC, através do trabalho desenvolvido em colaboração com o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE).

O objetivo consiste em desenvolver sistemas logísticos inteligentes, destinados a melhorar a sustentabilidade das cadeias de abastecimento na economia circular, nas quais o movimento de matérias-primas, produtos, resíduos para reciclagem e recursos produtivos são essenciais para a globalização e consequente competitividade da indústria Portuguesa.

Este projeto pretende investigar métodos avançados e inteligentes de otimização para o planeamento flexível do transporte, a custos mais baixos, cujos modelos incluem incerteza e adaptação dinâmica à informação “just-in-time”. Este desafio tem diversas aplicações, tais como serviços de emergência, serviços de entregas, entre outros que lidam constantemente com questões de roteamento com incerteza.

O Tec-FEL divide-se em quatro linhas de atuação. A primeira consiste em padronizar a pesquisa em termos de categorização, aplicação, e variáveis, sistematizando as abordagens existentes para um planeamento eco-eficiente. A segunda trata de estudar formas de incorporar a incerteza no problema, nomeadamente através de técnicas de otimização a priori. A terceira procura desenvolver técnicas de solução eficientes para resolver o problema de forma mais eficaz, com vista à futura incorporação em ferramentas de apoio à decisão e integração com sensores e outras tecnologias da Indústria 4.0. A última pretende aplicar os modelos e métodos propostos de forma a validar os benefícios numa empresa retalhista de comércio eletrónico em Portugal.

Este projeto é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-031908. O TEC-FEL será realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas no Brasil. As atividades de investigação decorrem até junho de 2021. A equipa conta com Alexandra Marques, do CESE, e Pedro Amorim, Eduardo Cúrcio e Maria João Santos, do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI).

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.