Offside
Lado B

Costume play.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da NAU21, pela voz de Rui Monteiro.

Fora de Série

E os nomeados para Fora de Série são: Artur Capela (CSIG), João Teixeira (CTM) e Sílvia Bessa (CTM).

Pensar Sério

"Para o INESC TEC um caminho longo, apenas no início. Mas também uma aposta que faz certamente sentido.", Luís Soares Barbosa (HASLab)

Galeria do Insólito

Houve um canal que, em desespero de causa, depois da saga Cristina, o que é que fez? Veio ao BIP roubar-nos o nome de uma das nossas mais queridas (e trabalhosas) secções...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de janeiro entraram 16 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Artigo do INESC TEC aceite para publicação numa conferência IEEE

O artigo intitulado “Efficient Synchronization of State-based CRDTs”, da autoria de Vítor Enes, Paulo Sérgio Almeida e Carlos Baquero, investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, juntamente com João Leitão, investigador do NOVA LINCS, foi aceite para publicação na 35ª edição da IEEE International Conference on Data Engineering (ICDE 2019).

O artigo resulta de uma tese de Mestrado sobre Tipos de Dados Replicados Livres de Conflitos (Conflict-Free Replicated Data Types - CRDT), que tinha sido desenvolvida anteriormente no HASLab. Os CRDTs são componentes-chave nos sistemas modernos geo-replicados, tais como o Riak, Redis e Microsoft Azure Cosmos DB, e que têm sido adotados por muitas empresas, tais como a Bet365, SoundCloud e PayPal. O artigo faz progressos na teoria dos CRDTs ao trazer o conceito de decomposições de reticulados (por Birkhoff em 1937) para os CRDTs baseados em estados. Este conceito é posteriormente explorado para obter estados delta otimizados e para melhorar a eficiência da sincronização de algoritmos.

É importante realçar que a ICDE é uma conferência líder na área das aplicações de uso intensivo de dados, tendo recebido uma classificação de A* (a classificação mais alta) pelo ranking australiano CORE. A edição de 2019 será realizada em Macau entre 8 e 12 de abril.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UMinho e ao INESC TEC.