Offside
Lado B

Na mira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Elergone, pela voz de Carlos Sampaio.

Fora de Série

"... é com enorme orgulho que lemos estas palavras e vemos o nosso trabalho reconhecido. Para além disso, é uma motivação extra." Inês, José Pedro, Luís e Tiago (CTM)

Pensar Sério

"Esta iniciativa não pode ficar circunscrita à ação governamental e só terá efeitos significativos se for capaz de mobilizar empresas e agentes privados e públicos.", Pedro Guedes de Oliveira

Galeria do Insólito

Depois de batizarem robôs com nomes como Eva e Mara (viva à igualdade de género!), chegou a vez de aparecer um robô fêmea que explora minas submersas de forma autónoma com o nome de… Nata.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 9 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

 

Ana Almeida, Sonae BIT, IT Coordinator 

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2015-2016
  • Centro do INESC TEC com que colaborou: CITE - Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
  • Títulos dos projetos em que participou: Enterprise European Network (Projeto), Managing open innovation collaboratively at network level (Investigação), Sistemas de Gestão de Inovação e Investigação (Consultoria)

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Saí do INESC TEC há cerca de dois anos e meio para aceitar um desafio profissional na BIT, Sonae. A BIT é o departamento de sistemas de informação da SONAE, um dos maiores retalhistas portugueses.

A minha experiência passou por ser gestora de projeto (na ALERT), para depois trabalhar numa equipa de consultoria e investigação (no INESC TEC) e para agora liderar equipas (na SONAE).

A SONAE é uma empresa que aposta na inovação, por isso sinto que desse ponto de vista, continuo a conhecer e lidar com temas novos e inovadores, neste caso aplicados à área do retalho. A área que coordeno, dentro da BIT, dedica-se a proporcionar aos nossos 40 mil colaboradores, um posto de trabalho mais produtivo e colaborativo, através da entrega de projetos inovadores na vertente de equipamentos IT e de aplicações e software.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

A passagem pelo INESC TEC proporcionou-me conhecer novas áreas de negócio e perceber seus desafios e vicissitudes, após 8 anos dedicada à área da saúde e um mestrado em Inovação pela Universidade do Porto (MIETE).

O INESC TEC também me permitiu conhecer mais de perto o ecossistema de inovação nacional e internacional, quer através do contacto estreito com instituições como a UPTEC, ANI, ANJE, União Europeia, quer através do trabalho feito junto de startups e empresas estabelecidas.

Este conhecimento mais diversificado e académico acrescentou bastante ao meu perfil profissional e levou-me a estar mais à vontade em ambientes inovadores, do qual a SONAE faz parte.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

O INESC TEC tem vindo a posicionar-se como instituição de referência, adaptando a sua oferta à procura do mercado e investindo mais na sua marca (ex. Novo site, Comunidade INESC TEC).