Offside
Lado B

Na mira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Elergone, pela voz de Carlos Sampaio.

Fora de Série

"... é com enorme orgulho que lemos estas palavras e vemos o nosso trabalho reconhecido. Para além disso, é uma motivação extra." Inês, José Pedro, Luís e Tiago (CTM)

Pensar Sério

"Esta iniciativa não pode ficar circunscrita à ação governamental e só terá efeitos significativos se for capaz de mobilizar empresas e agentes privados e públicos.", Pedro Guedes de Oliveira

Galeria do Insólito

Depois de batizarem robôs com nomes como Eva e Mara (viva à igualdade de género!), chegou a vez de aparecer um robô fêmea que explora minas submersas de forma autónoma com o nome de… Nata.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 9 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

INESC TEC organiza evento para debater soluções inovadoras para a gestão florestal

Debater soluções inovadoras de curto, médio e longo prazos para a limpeza florestal foi o principal objetivo do workshop BIOTECFOR - Máquinas e Alfaias Florestais, que decorreu no passado dia 13 de março, no auditório do WOW – Work On Wood.

Organizada pelo INESC TEC, esta iniciativa juntou Portugal e Galiza, e contou com a presença de fabricantes de alfaias e de maquinaria florestal, prestadores de serviços florestais e associações do setor, com o objetivo de promover a inovação nas máquinas e alfaias florestais.

Filipe Neves dos Santos Workshop Biotecfor

De acordo com declarações de Filipe Neves dos Santos, um dos responsáveis pela organização deste evento, “a equipa do INESC TEC que participa no projeto BIOTECFOR ambiciona promover a inovação das alfaias/máquinas florestais junto das indústrias de alfaias Portuguesas, no sentido de melhorar a gestão florestal e aumentar competitividade dos prestadores de serviços florestais e fabricantes nacionais. Partindo desta ambição e resultados preliminares, juntamos os prestadores de serviços florestais a fabricantes com o objetivo de debater as prioridades da inovação ao nível das máquinas e florestais e a melhor estratégia para o fomento desta inovação”.

Os cerca de 50 participantes tiveram a oportunidade de assistir a apresentações sobre as necessidades e desejos de inovação nas máquinas e alfaias, dedicadas à limpeza florestal e recolha de biomassa, no sentido de avaliar o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias inovadoras para novos aproveitamentos e valorização dos recursos florestais, bem como uma gestão sustentável dos espaços florestais, induzindo uma maior rentabilidade da atividade florestal e uma diminuição dos riscos de incêndio associados.

Necessidades, desejos e soluções

Depois das sessões de boas vindas pela organização e pelos anfitriões, os trabalhos arrancaram com a apresentação do projeto BIOTECFOR, que esteve a cargo de Luís Braga da Cruz, da Forestis; Francisco Dans, da Associação Florestal da Galiza (AFG); e dos investigadores do INESC TEC Jorge Cunha e Filipe Neves do Santos, colaboradores respetivamente do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) e do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS).

Workshop Biotecfor Workshop Biotecfor

De seguida, e para dar a conhecer as “Necessidades e Desejos dos prestadores de serviços florestais”, foi convidado a participar Pedro Serra Ramos, da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), que focou a sua apresentação no tema da Biomassa e em duas soluções principais, a incorporação ou a recolha e tratamento.

Por outro lado, e complementando esta perspetiva, foi possível conhecer algumas “Soluções dos fabricantes”, dadas a conhecer pelas empresas Cutplant, Herculano, Forestcorte, Agriduarte, Seppi e Fravizel, que em comum realçaram o facto de cada vez mais as soluções terem de ser únicas e individualizadas, procurando uma adaptação da tecnologia à realidade do cliente e não o contrário.

Antes do debate final, houve ainda oportunidade para apreender informação sobre “Fontes de financiamentos e Roteiros de inovação”, apresentada pelo Serviço de Apoio à Angariação de Financiamentos (SAAF) do INESC TEC, com especial destaque para programas no âmbito do Portugal 2020, do INTERREG Portugal-Espanha, do INTERREG Sudoé e do Horizonte 2020.  

O projeto BIOTECFOR

O projeto BIOTECFOR - Bionegócios e tecnologia para a valorização eficiente dos recursos florestais endógenos no Norte de Portugal e Galiza - visa aumentar os níveis de eficiência na utilização dos recursos florestais, através da aplicação de Sistemas Robóticos Inteligentes na sua recolha e processamento, bem como na busca de aplicações para novos materiais, contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia e da economia circular no espaço transfronteiriço de cooperação Galiza – Norte de Portugal. Um protótipo desse robô esteve também em exposição durante o workshop.

A parceria é liderada pela Forestis – Associação Florestal de Portugal, e tem como parceiros o INESC TEC, a AFG - Associación Forestal de Galicia e o CTAG - Centro Tecnológico de Automação da Galiza.

Inovação nos setores Agrícola, Agroalimentar e Florestal

O BIOTECFOR é um dos projetos desenvolvidos pelo INESC TEC no âmbito de uma das suas áreas de inovação designada por TEC4AGRO-FOOD, que tem como objetivo desenvolver e alavancar a investigação e a tecnologia no Agro-Alimentar e Floresta, de forma a ir ao encontro das necessidades e expectativas dos utilizadores finais, colaborando com “Tomadores de Tecnologia” capazes de “endogeneizar” as tecnologias e criar produtos e serviços inovadores.

Biotecfor Workshop Biotecfor

Nos setores Agrícola e Florestal, o foco dirige-se para tecnologia para agricultura e floresta de precisão, enquanto no setor Agroalimentar, a importância baseia-se em tecnologia para a Indústria Agroalimentar 4.0.

O TEC4AGRO-FOOD reúne equipas de diferentes áreas do INESC TEC e parceiros externos, em torno de um conjunto de linhas de investigação, com o propósito de, através de uma visão estruturada destas áreas, desenvolver respostas inovadoras a desafios reais.

  

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.