Offside
Lado B

Na mira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Elergone, pela voz de Carlos Sampaio.

Fora de Série

"... é com enorme orgulho que lemos estas palavras e vemos o nosso trabalho reconhecido. Para além disso, é uma motivação extra." Inês, José Pedro, Luís e Tiago (CTM)

Pensar Sério

"Esta iniciativa não pode ficar circunscrita à ação governamental e só terá efeitos significativos se for capaz de mobilizar empresas e agentes privados e públicos.", Pedro Guedes de Oliveira

Galeria do Insólito

Depois de batizarem robôs com nomes como Eva e Mara (viva à igualdade de género!), chegou a vez de aparecer um robô fêmea que explora minas submersas de forma autónoma com o nome de… Nata.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de fevereiro entraram 9 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Projeto ColRobot em demonstração final

Foi no dia 18 de março que o ColRobot, um robô desenvolvido pelo INESC TEC para as indústrias automóvel e aeroespacial, fez a sua demonstração no evento de avaliação final do projecto.

O ColRobot - Collaborative Robotics for Assembly and Kitting in Smart Manufacturing é um projeto que combina tecnologia de ponta desenvolvida na Europa com requisitos do utilizador para aplicar em processos de montagem, criando assim um sistema integrado de robótica de colaboração, onde um manipulador móvel age como uma “terceira mão”, entregando kits, ferramentas, peças ou segurando peças de trabalho enquanto o operador executa tarefas.

Desenvolvido por investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, este projeto dispôs de um orçamento de 4,3 milhões de euros e de um prazo de três anos de execução.

Os colaboradores do CRIIS que participaram na demonstração e na final review foram Pedro Relvas, Luís Rocha e Germano Veiga.

Além do INESC TEC, contribuíram para o ColRobot as seguintes instituições europeias: ENSAM École Nacionale Superieure d’Arts et Metiers, Centre d'Innovation des Technologies sans Contact EuraRFID, AKEO PLUS, RENAULT SAS e Thales Alenia Space (França), Universidade de Coimbra (Portugal), Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), Fraunhofer-IFF (Alemanha), AIMEN - Asociación De Investigación Metalúrgica Del Noroeste e Technaid SL (Espanha).

Este projeto foi financiado ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.