Offside
Lado B

Prontos para levantar voo?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SARKKIS, pela voz de Pedro Malaca.

Fora de Série

"Citando um artigo que li há pouco tempo: "As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso.", Ana Rebelo (CTM)

Pensar Sério

"Lá por comprarem carne num talho não significa que esta não tenha aminas biogénicas. E lembrem-se… carne picada só na hora!", Luís Coelho (CAP)

Galeria do Insólito

Numa instituição de I&D ligada às tecnologias (...) já é raro alguém infetar o seu computador ao abrir um link que não devia, mas este e-mail de que vamos falar, quase nos enganou.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 14 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

 
 

Programa Estágios de Verão do CTM reúne alunos universitários do Porto

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC promoveu mais uma edição da iniciativa de Estágios de Verão, acolhendo durante o mês de julho um grupo de alunos provenientes das faculdades de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP), da Universidade do Porto, e também do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

O objetivo desta iniciativa é promover a investigação científica na área das telecomunicações e multimédia, dar oportunidade aos alunos de realizar um projeto de I&D de curta duração, enquadrados numa equipa de investigação do CTM, e promover o INESC TEC como instituição de acolhimento para a realização de teses de mestrado e doutoramento.

“Uma oportunidade única”

Tiago Ribeiro, de 21 anos, aluno no Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP, inscreveu-se porque achou “interessante a ideia de trabalhar num projeto de investigação, ver como é que era e que tipo de desafios tinham”, em especial num trabalho ligado à inteligência artificial. Neste estágio aprendeu “algumas coisas novas que não imaginava ainda fazer, foi uma experiência bastante construtiva e enriquecedora”.

Também aluno de mestrado na FEUP, Manuel Currral, de 25 anos, defendeu que esta “foi uma oportunidade única. O tema de deep leaning para reconhecimento facial é uma área recente e aqui temos a oportunidade de ter apoio de pessoas mais inseridas a esta área, o que não acontece em mais nenhum sítio. Estamos a ver coisas novas que provavelmente não vemos no mercado de trabalho”.  

Com 23 anos, Carolina Afonso, a frequentar o Mestrado Integrado de Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos da FCUP, decidiu fazer o estágio porque “era uma mais valia para o percurso académico”, algo a complementar o trabalho já desenvolvido aquando a participação no programa Erasmus na área de reconhecimento biométrico. “Correu muito bem e conseguimos atingir todos os objetivos que nos foram propostos”.

Carolina Afonso

Programa já vai na terceira edição

Candidataram-se mais de 70 jovens a 36 vagas, com a oportunidade de escolher as preferências entre 19 propostas de estágio apresentadas. Os alunos selecionados foram organizados em grupos de trabalho de dois elementos, sendo que os grupos são compostos por alunos do 1º ao 5º ano das licenciaturas/mestrados das três instituições de ensino mencionadas acima.

No dia 1 de julho decorreu a Sessão de Acolhimento, onde foram apresentados alguns dados estatísticos do processo de candidatura, explicado o processo de seleção dos candidatos e referidas as regras de funcionamento do estágio. No final da sessão, os estagiários fizeram uma visita guiada aos locais de realização do estágio, nomeadamente ao Laboratório de Rádio, ao Laboratório de Microeletrónica e ao Open Space do CTM.

Durante um mês, os alunos desenvolveram um pequeno projeto de investigação em grupo, orientados por investigadores do CTM especialistas numa das quatro áreas científicas do centro, e adquiriram novas competências científicas e de engenharia.

Para o dia 2 de agosto está marcada uma sessão de encerramento, na qual todos os participantes darão a conhecer os trabalhos desenvolvidos ao longo do estágio, havendo no fim a entrega de um certificado de conclusão do estágio e prémios para os melhores trabalhos.

Tendo em conta o sucesso da iniciativa, o CTM antecipa que no próximo ano haverá nova edição do programa, com expetativa de atrair ainda mais candidatos e continuar a envolver os melhores estudantes na investigação que se faz no CTM.

A comissão organizadora dos Estágios de Verão CTM 2019 foi composta por Ana Filipa Sequeira, Cândido Duarte, Hélder Fontes, Pedro Carvalho e Rui Campos.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.