Offside
Fora de Série

"Trabalhar no INESC Porto é o desafio de inovar permanentemente", Rui Diogo Rebelo

A Vós a Razão

"Aprender com o passado (das pirâmides) para melhor construir o (software do) futuro foi algo que nunca tinha visto estar tão relacionado até ter ouvido Mark Lehner", Ademar Aguiar

Asneira Livre

"I was breathing vigorously while sweat dripped down my throat, neck and forehead like the end of a drizzle. Cool outside temperature created sort of halo around my steamy torso...", Abdur Rais

Galeria do Insólito

Mauro da Rosa, investigador da Unidade de Sistemas de Energia (USE), encontra estratégia de financiamento para tempos de crise

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto participa no Projecto SI.VIDA

O INESC Porto vai participar no desenvolvimento de um sistema informático requerido pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida – Ministério da Saúde (CNSIDA), passível de ser distribuído e utilizado por todas as unidades de saúde que seguem e tratam pessoas infectadas pelo VIH/sida.

Para além de contribuir para a uniformização de processos clínicos, o Sistema Informático do VIH/sida (SI.VIDA) deverá possibilitar uma transferência de dados o mais transparente possível (obedecendo às regras impostas pela Comissão Nacional de Protecção de Dados) e, em última instância, uma melhor avaliação e gestão dos recursos envolvidos.

Numa primeira fase, o INESC Porto colaborou no diagnóstico (envolvendo 18 dos hospitais públicos que seguem mais de 400 doentes infectados pelo VIH/Sida) e análise dos processos associados à recolha e tratamento de dados já existentes. Por outro lado, foram analisadas as diferentes ferramentas informáticas que estão a ser utilizadas, quer pelos clínicos, quer em serviços laboratoriais ou farmacêuticos, assim como a especificação de requisitos.

Posteriormente, foi elaborado um caderno de encargos e lançado um concurso para o desenvolvimento do SI.VIDA. O INESC Porto participou na avaliação das propostas, tendo o desenvolvimento sido adjudicado à empresa Glintt-HS (ex-CPC HS).

O arranque do desenvolvimento do SI.VIDA deu-se em Outubro passado e, no âmbito do Protocolo de Colaboração existente com a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, o INESC Porto irá efectuar o acompanhamento técnico do desenvolvimento, testes, instalação e implantação do SI.VIDA nas unidades de saúde piloto.

A equipa do INESC Porto alocada a este projecto é liderada por José Correia da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), estando também envolvido, como Consultor Sénior, Paulo Monteiro, da mesma Unidade.