Offside
Fora de Série

"Muito obrigada por reconhecerem o meu esforço. De tudo fiz para que resultasse bem. Fico feliz por assim ter sido!" Lídia Vilas Boas

A Voz a Razão

"Foi-me endereçado o convite para apresentar neste espaço a minha visão dos desafios que se colocam a um investigador quando este decide criar uma start-up." Pedro Fortuna

Asneira Livre

"A opção por material que pode ser considerado lixo para muitos deveu-se à intenção de recriar um ambiente sonoro urbano através da forma mais primitiva de música: a percussão." André Baltazar

Galeria do Insólito

Conheça o top-model da colecção Outono-Inverno do INESC Porto

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UOSE em projectos de cooperação bilateral

A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) tem vindo a participar em vários projectos de cooperação bilateral no âmbito de programas específicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Estes projectos envolvem basicamente a realização de trabalho conjunto através de estadias e visitas recíprocas, das quais daremos alguns exemplos de seguida.

Carlos Jesus, investigador da UOSE, esteve integrado na equipa de Barna Kovacs, professor na Universidade de Pécs na Hungria e, ainda no âmbito dessa colaboração, a UOSE recebeu de 15 de Novembro a 15 de Dezembro a visita de Akos Markovics, professor da mesma Universidade.

Os trabalhos realizados no decorrer desta colaboração enquadram-se num projecto de cooperação bilateral com a Hungria, liderado pelo investigador Pedro Jorge, que visa a exploração da tecnologia interferométrica em fibras óptica para aplicações de biossensores.

Por outro lado, José Manuel Baptista é coordenador da parte portuguesa de um projecto de colaboração bilateral com a Universidade de Carlos III de Madrid e, nesse contexto, a investigadora Carina Correia passou um mês integrada na equipa de Cármen Vázquez a desenvolver trabalhos de investigação na área de simulação em comunicações ópticas e em sensores de fibra óptica.

Já no âmbito do projecto de cooperação com a Universidade Federal do Pará em Belém, no Brasil, Pedro Jorge visitou em Novembro essa mesma Universidade. Aí, para além de ter sido proferida uma palestra, onde se apresentou o INESC Porto e o trabalho da UOSE, foram dados os primeiros passos para a elaboração de um projecto que prevê o desenvolvimento de sensores para a monitorização ambiental da bacia hidrográfica do Amazonas.

Por fim, o investigador Olivier Soppera do CNRS DE Mulhouse, investigador especialista em materiais poliméricos aplicados nas extremidades da fibra óptica, trabalhou com a UOSE no âmbito do Programa PESSOA.