Offside
Fora de Série

"... o INESC Porto tem todos os ingredientes para fazer uma receita vitoriosa da carreira de qualquer investigador: tem pessoas muito reputadas e projectos com impacto e visibilidade." Carlos Tavares

A Vós a Razão

"Por mais estranho que pareça, fazer debugging de um compilador pode ser uma experiência agradável, exactamente da mesma forma que construir uma casa de banho sem partir um mármore." Vítor Santos Costa

Asneira Livre

"A oportunidade de vir estagiar no INESC Porto, na área de Contabilidade e Finanças, foi ouro sobre azul." Magna Ribeiro

Galeria do Insólito

Investigador do INESC Porto é mecenas de I&D

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto soma e segue na incubação de empresas

Smartwatt é mais um exemplo de sucesso do INESC Porto na transferência de tecnologia

Com pouco mais de um ano de existência, a Smartwatt, um spin-off do INESC Porto orientado para a prestação de serviços energéticos a empresas e entidades públicas e privadas, e que tem a participação da Caixa Capital (Grupo Caixa Geral de Depósitos), conta já com clientes de peso como a Câmara Municipal de Lisboa, o grupo Cabelte, ou a Câmara Municipal de Ponte da Barca e prepara-se para alargar a sua rede de peritos de certificação energética de edifícios para responder à procura do mercado. Depois de FiberSensing, Tomorrow Options, Xarevision, Audolici e NexToYou, a Smartwatt é a mais recente vitória do INESC Porto ao nível da transformação em projectos empresariais dos resultados científicos mais interessantes conseguidos na investigação. Beneficiando da nova unidade de I&D do INESC Porto (a UITT – Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia, em 2007), a recepção positiva da Smartwatt no mercado reforça o posicionamento estratégico do INESC Porto enquanto instituição de interface e de orientação para o mercado.

Smartwatt 1

Mercado em crescimento

Energias Renováveis e Eficiência Energética foram catapultadas para as primeiras páginas dos jornais com a emergência de políticas energéticas ligadas aos novos desafios colocados pelas mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental e metas de emissões de dióxido de carbono. Desde 1 de Janeiro que a Certificação Energética dos Edifícios faz parte do dia-a-dia de muitos portugueses, com a entrada em vigor da nova lei da Certificação Energética dos Edifícios, segundo a qual todos os edifícios novos terão de ser certificados, bem como qualquer edifício, mesmo que existente, que seja alvo de uma transacção (venda ou arrendamento). Os edifícios de serviços existentes com áreas superiores a 1000m2 ou com valores de potencia térmica superiores a 25k/w, também serão alvo da legislação. É neste mercado em crescimento, dado que são ainda poucas as empresas europeias a apostar no fornecimento de serviços energéticos e soluções de eficiência energética, que a Smartwatt actua. O sucesso já se faz sentir e a empresa faz questão de partilhar os louros com o INESC Porto, cujo apoio oferecido desde o primeiro momento se revelou “vital” para o avanço do negócio, como afirmou ao BIP o administrador executivo da Smartwatt, Nelson Soares. O mérito deste projecto foi inclusivamente reconhecido por uma instituição bancária, a Caixa Geral de Depósitos que entrou recentemente no capital da Smartwatt através da sua participada dedicada ao capital de risco, a Caixa Capital.

Foto Energia 2

Da Eficiência Energética…

Com apenas um ano de existência (o spin-off foi lançado em 2007) a Smartwatt conta uma carteira de clientes considerável, na qual constam entidades públicas, edifícios de serviços e indústrias, embora a aposta da empresa se centre igualmente em Edifícios do Estado, Autarquias e Hospitais. O protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Ponte da Barca em Abril de 2008, o qual integra também o INESC Porto e o INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, é o projecto mais mediático da Smartwatt. O objectivo deste projecto, com duração de cinco anos, é transformar o concelho de Ponte da Barca em “Território de Energia Limpa”, tendo em vista a constituição de um cluster energético naquela região. Lisboa é outra Câmara Municipal que recorre à Smartwatt para serviços na área da microgeração e sistemas fotovoltaicos, através dos quais encaixa receitas extra fruto da venda de energia à REN – Rede Eléctrica Nacional. O grupo Cabelte, líder ibérico no sector das fibras ópticas, recorreu à Smartwatt para a concepção de um sistema de gestão de energia centralizada, o qual leva a cabo a medição remota de consumos energéticos, sendo que também contratou a execução de uma auditoria de Qualidade de Energia.

Foto Energia 3          Foto Energia 4

… à Certificação Energética

A 1 de Janeiro de 2009 entrou em vigor nova lei da Certificação Energética dos Edifícios, que exige peritos habilitados para a emissão de certificados energéticos, cujo número em Portugal é muito reduzido. A Smartwatt possui competências nesta área, integrando na sua rede de promotores peritos certificados capazes de levar a cabo todas as fases do processo de certificação de edifícios. A proposta da empresa nesta área consiste num serviço de Auditoria Energética que resulta na emissão de um Certificado Energético para os edifícios, bem como na atribuição de uma categoria energética. A resposta do mercado a estes serviços da Smartwatt tem sido de tal modo positiva que a spin-off vai inclusivamente aumentar a sua equipa de peritos e técnicos.

 Foto Energia 3

INESC Porto, mais do que incubador: um “orientador de negócios”

“Graças ao suporte do INESC Porto foi mais fácil tomar a decisão de avançar com o negócio”, afirma Nelson Soares. Segundo o administrador executivo da Smartwatt, factores como a experiência e reconhecimento de excelência na incubação de empresas foram críticos para a transformação de uma ideia em papel num negócio real.

O conceito de “incubação” no INESC Porto não se limita, como acontece em muitas instituições, a instalações e infra-estruturas, assentando na “transmissão de experiência na orientação para o negócio”, frisa Nelson Soares. O administrador destaca o papel crítico que a experiência simultaneamente académica e empresarial de Vladimiro Miranda, director do INESC Porto, teve no desenvolvimento da Smartwatt ao nível da gestão do negócio, mas também na partilha de ideias e opiniões. Toda a DIP - Direcção do INESC Porto foi, aliás, essencial ao nível do networking, que embora intangível sustenta o desenvolvimento de qualquer projecto empresarial.

Nelson Soares não tem dúvidas em afirmar que o INESC Porto é uma das instituições com maior capacidade e experiência ao nível da incubação das empresas. Mais do que um incubador, o administrador executivo da Smartwatt classifica a instituição como um “orientador de negócios”, destacando a sua apurada visão empresarial. Nelson Soares vai mesmo mais longe, ao afirmar que, na sua opinião, é neste trabalho: acompanhamento e geração de conhecimento de negócio “que consiste a verdadeira incubação”, por oposição à mera disponibilização de espaço e tecnologia.

Esta colaboração entre INESC Porto e Smartwatt está-se a revelar frutífera. Prova disso mesmo são os trabalhos de auditoria, certificação energética, controlo e gestão de energia sectorial que a Smartwatt executou para o INESC Porto. A relação entre Smartwatt e INESC Porto é cada vez mais de parceria, uma parceira de sucesso que a Smartwatt espera que continue a evoluir e crescer.