Offside
Fora de Série

"...o que se conseguiu só foi possível graças ao empenho e dedicação de muitos, que deram o seu melhor", António Correia Alves

A Vós a Razão

"...a minha primeira vitória: ter conseguido entrar, como bolseira de investigação, para uma grande instituição como é o INESC Porto", Ana Silva

Asneira Livre

"Uma organização não funciona sem o trabalho desempenhado pelas secretárias", Joana Dumas

Galeria do Insólito

Ainda nem foi implementado o Acordo Ortográfico em Portugal e já começam os equívocos. Pois, é que isto de siglas TMQSLD (Tem Muito Que Se Lhe Diga).

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto reforça cooperação com Governo do Estado do Pará

No âmbito do protocolo de cooperação com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o INESC Porto recebeu recentemente a visita de Carlos Renato Francês, presidente da empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA) e professor adjunto da Faculdade de Engenharia de Computação da UFPA no Brasil. Este encontro teve como objectivo principal estreitar laços e reforçar a parceria já existente, com possibilidade de intercâmbio de estudantes e de transferência de tecnologia.

Carlos Renato Francês admite que visitou o INESC Porto com um duplo interesse: como gestor de um órgão de tecnologia do Governo do Estado e como investigador universitário. “Considerando que o INESC Porto tem competências comprovadas em sistemas baseados em geo-referenciamento e na área de telecomunicações, e encontrando-se o Governo do Estado do Pará a trabalhar actualmente em programas de inclusão digital e computação aplicada, faz todo o sentido procurarmos sinergias”, esclarece o investigador.

O presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará reuniu-se no dia 16 de Fevereiro numa palestra com investigadores e responsáveis de várias Unidades, Grupos LA e Serviços do INESC Porto no sentido de se encontrarem oportunidades de cooperação em áreas de interesse comum.

Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, Carlos Renato Francês acumula actualmente a função de professor da UFPA com a presidência da PRODEPA, sendo ainda membro da comissão assessora de computação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP-MEC) do Ministério da Educação brasileiro.

O professor tem experiência na área de Ciência da Computação e Telecomunicações, com ênfase em Avaliação de Desempenho, actuando principalmente nos temas de tecnologias de acesso, modelos de desempenho markovianos e de simulação, técnicas de correlação (redes bayesianas) e de optimização.