Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Global Notícias, S.A., pela voz de Manuel Soares.

Fora de Série

"Gosto do trabalho que desenvolvo aqui no INESC Porto e de pertencer a um grupo de pessoas que (...) fazem desta uma instituição especial." Andreia Passos

A Vós a Razão

"Para liderarmos em termos de inovação e conhecimento temos de estar abertos ao mundo, fixar de forma permanente riqueza intelectual, e usar de forma coordenada as redes globais de conhecimento e inovação." Paulo Mendes

Asneira Livre

"...nem todos têm a sorte de começar a sua vida profissional no INESC Porto, que tem um excelente ambiente de trabalho e pessoas simpáticas e preocupadas na integração dos novos colaboradores", Pedro Castanheira

Galeria do Insólito

Depois de termos sido contratados pelo Barack Obama, chamam ao nosso presidente Jósu Mendonpa… Ainda há o caso do afamado físico Ireneu Dias que passou a Irene, assim sem intervenções cirúrgicas ou qualquer dor. Não perca estes e outros milagres!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

O INESC PORTO VIVO

Uma instituição não é uma anta ou uma mastaba, Stonehenge ou Vale do Côa: nem monumento funerário nem memória da memória.

As pedras já tiveram função, envolvendo a actividade humana, e hoje podem ser veneradas ou catalisar saudades indefinidas, tanto mais românticas quanto mais vago for o conhecimento concreto daquilo ou daqueles a quem serviram.

Mas o INESC Porto é um conceito e não construção civil. Serve as pessoas que o criam e desaparecerá no momento preciso em que a vontade delas se esfumar. Serve-lhes, como instrumento da sua entrega a um conceito de serviço público que não se confunde com o funcionalismo: há uma missão institucional que é melhorar Portugal – e, por essa via, aumentar a felicidade dos portugueses.

O INESC Porto existe e não é por ter betão ou janelas: é porque as pessoas o querem.

E o seu futuro é um desafio excitante – porque mais gente acode à chamada e se junta a este exército de libertação cuja arma é a ciência, força redentora que nos redime do pecado da ignorância e das algemas do conformismo.

Saudamos, pois, a aliança no Laboratório Associado de mais um Grupo que se conservará com estatuto autónomo: a Unidade de Gestão e Engenharia Industrial, liderada pelo Prof. Sarsfield Cabral.  Saudamo-lo, porque é gente amiga e porque é gente do mais alto conceito científico.

O INESC Porto faz sentido porque o seu projecto é atraente: é como se continuássemos adolescentes e sonhadores e tudo nos fosse possível – a começar por acreditarem em nós. Esta afirmação, que resulta do entusiasmo e do renovado impulso anímico, é todavia enganosa: é que, ao partilhá-lo, o sonho deixa de ser nossa-só-nossa propriedade para passar a ser nossa-além-de-nós, num conceito mais amplo do que anteriormente.

O INESC Porto de agora já não é o INESC Porto histórico: com uma adição de cerca de mais 30% de doutorados cujo percurso se fez por outros trajectos, experimentando outras culturas e modos de estar, temos pela frente um processo de assimilação mútua que fará de nós algo diferente do que fomos. Não podemos mais reagir e pensar como se o INESC Porto fosse a casa que sempre conhecemos.

Esperançadamente, mas isso é que nos dá força, seremos melhores.