Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da EDP, pela voz de João Torres.

Fora de Série

"A experiência de trabalhar no INESC Porto é simplesmente fabulosa. Há nesta instituição um conjunto de características únicas que fazem com que cada dia seja diferente", Rui Barros

A Vós a Razão

"O INESC Porto participou desde o seu arranque no programa de colaboração entre Portugal e a Universidade do Texas em Austin, estando activamente envolvido em 3 das 4 áreas em que este se desenvolve: UTEN, Digital Media e Advanced Computing...", Artur Pimenta Alves

Asneira Livre

"Tantas pessoas de diferentes nacionalidades faz com que eu goste mais ainda de ter escolhido fazer parte do meu doutoramento cá em Portugal...", Rodrigo Paiva

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Asneira Livre

Asneira Livre

Por Rodrigo Paiva*

Quando me perguntaram se podia escrever algo para o BIP fiquei receoso se deveria ou não aceitar já que não tenho tanta facilidade com as palavras, mas logo vi que seria sim um bom desafio.

Superada esta primeira dificuldade, veio o segundo problema, escolher sobre o que escrever, uma vez que este espaço é abrangente, onde se pode falar sobre temas relevantes ou simplesmente divagar, expondo as suas ideias do seu jeito.

Para os que não me conhecem meu nome é Rodrigo Paiva, sou engenheiro eletricista com ênfase em sistemas de potência, sou aluno de doutorado da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e estou a fazer parte do meu doutorado aqui na FEUP. O tema da minha tese está relacionado com a ligação de fontes de geração distribuída nas redes de distribuição.

Bom, vamos ao que interessa. Quando fiz o pedido para fazer parte do meu doutorado aqui no INESC Porto não esperava encontrar tantos estrangeiros. Minha ideia era de que a maioria das pessoas seriam portuguesas, como é a realidade do meu laboratório no Brasil. Mas, para minha surpresa,  encontrei muitos pesquisadores que  não são portugueses.  Um exemplo desta grande quantidade de estrangeiros pode ser vista na sala onde fico em que a maioria são brasileiros.

Tantas pessoas, de diferentes nacionalidades, faz com que eu goste mais ainda de ter escolhido fazer parte do meu doutoramento cá em Portugal. Essa convivência com pessoas tão diferentes agrega tanto em minha vida pessoal quanto em minha vida profissional uma experiência que perdurará para o resto da vida.

Assim, me senti muito feliz e bem recebido pelo convite para poder escrever este pequeno artigo em tão pouco tempo de casa aqui no INESC Porto, ficando apenas o meu agradecimento a todos os que contribuem para que pesquisadores como eu tenham uma boa estada nessa instituição e neste belo país. 

 

*Investigador na Unidade de Sistemas de Energia (USE)