Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Sinuta, S.A., pela voz de Rui Gomes.

Fora de Série

"... INESC Porto possui uma incrível habilidade de servir de extensão da nossa própria casa. (...) Fico feliz por ter sido escolhido neste mês, e compartilho esta posição com todos os meus colegas da USE." Mauro Rosa

A Vós a Razão

"Os esforços levados a cabo pela Instituição (...) pretendem tornar realidade o estabelecimento de parcerias alicerçadas em projectos inovadores", Augustin Olivier

Asneira Livre

"Após várias noites mal dormidas decidi desmitificar um tema corrente ao qual os meios de comunicação não têm dado a relevância devida: a Gripe A...", Nelson Rodrigues

Galeria do Insólito

Quem vem e atravessa o open space da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) pode ficar surpreendido com os conteúdos que para ali vão nos ecrãs de computador dos nossos queridos colaboradores...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Nove anos, 100 edições e uma volta ao mundo

Para assinalar o 9º aniversário do BIP e a chegada à centésima edição, a equipa do BIP fez um estudo e preparou novas iniciativas para as comemorações. Este ano, além do Magusto e de uma nova edição do “Lanche Multicultural”, o BIP lança desafios inéditos aos seus leitores: um “Caça ao Tesouro” para descobrir quem é o leitor mais atento, e o concurso “Biptoon: faça você mesmo!” para os mais criativos. Do estudo, descobrimos que com apenas nove anos de idade, o BIP tem visualizações de todos os cantos do planeta!

Festa do BIP a dobrar

O BIP faz nove anos em Novembro e é já no próximo mês que celebramos a edição número 100! Assim, este ano a festa é a dobrar e exige novas iniciativas, a par das já habituais e bem sucedidas.

Magusto

O 9º aniversário do BIP fica marcado pela comemoração do Magusto, no dia 24 de Novembro, na qual serão entregues os prémios aos vencedores do “Concurso de Fotografia ‘09”. Este ano há duas novidades: um “Caça ao Tesouro” dentro do próprio BIP, cujo vencedor será anunciado na edição número 100, em Dezembro, e o concurso “Biptoon: faça você mesmo!”. O objectivo deste concurso é encontrar o leitor mais criativo. Os interessados devem enviar a sua ideia para um Biptoon e o detentor da mais original verá a mesma publicada na centésima edição do BIP com a devida identificação do artista.

E porque o BIP é um órgão cada vez mais internacional, por que não trazer outros países ao auditório do INESC Porto? À semelhança do que aconteceu em 2007, e para comemorar os 100 números do BIP, vai organizar-se a segunda edição do “Lanche Multicultural”, em Dezembro. O objectivo, a par de promover o convívio e  a coesão internos, é dar a conhecer ao INESC Porto os sabores e um pouco da cultura dos países de origem dos colaboradores estrangeiros. Nesse dia, serão entregues o prémio ao vencedor do “Caça ao Tesouro” e os prémios a todos os Fora de Série do ano.

O BIP é visto em cinco continentes

 

especial 1

Quisemos saber quem lia o BIP e, através do Google Analytics, descobrimos que, surpreendentemente, os nossos leitores estão nos quatro cantos do mundo. Só no último mês o BIP registou quase 10 mil visualizações e quase 2500 visitas, provenientes de países de cinco continentes! Dos Estados Unidos à Austrália, passando pela Índia, Japão, Angola e Irão, o BIP é visto um pouco por todo o mundo e estes são só alguns exemplos dos 43 países onde estão os nossos leitores. As duas secções mais lidas são “A Galeria do Insólito” e o “Biptoon”.

Um balanço positivo!

Especial 4

A equipa do BIP congratula-se com a evolução que tem tido ao longo destes nove anos, parecendo-nos certo que o Boletim cumpre a sua função informativa, mas não deixa de primar pela irreverência e humor, que o distinguem de outras publicações.

O BIP foi evoluindo ao longo do tempo e tem ganho cada vez mais visibilidade externa. Foram nove anos de notícias, destaques, artigos de opinião, insólitos, Biptoon, galerias de fotos, mostras de arte e talento, concursos... Enfim, a lista é quase infindável!

Mas o mais importante de tudo são os nossos leitores. A eles agradecemos por nos terem acompanhado desde o arranque deste projecto e por continuarem a ler-nos, participando activamente nas edições mensais com ideias, artigos e notícias!

Em discurso directo

Reconhecendo então que o BIP não faria sentido sem os nossos leitores e, porque queremos melhorar e progredir cada vez mais, fizemos um inquérito para auscultar as opiniões e conhecer as sugestões que podem enriquecer este nosso valioso instrumento de comunicação no INESC Porto LA.

COLABORADORES

1. Lê o BIP?

2. Que secções mais aprecia no BIP?

3. Comentários e sugestões de melhoramento.

 

Mark Macedo




Mark Macedo (UESP)
  1. Sim sempre, para me manter sempre informado sobre o que se passa cá dentro e fora.
  2. Destaque, Especial.
  3. Usar "justified" no texto para ficar todo alinhado, por exemplo, uma secção com ideias criativas propostas por colaboradores do INESC Porto e talvez uma secção desportiva.
Ana Paula Silva
Ana Paula Silva (USIC)
  1. Sim.
  2. Biptoon, Asneira Livre, Galeria do insólito.
  3. Acho que a mudança de visual foi uma grande melhoria.


Maria Graça Barbosa Maria Graça Barbosa (DIL)
  1. Sim, sempre!
  2. Gostar, gostar, gosto da "Asneira Livre", "A Vós a Razão", "a Galeria do Insólito" e o "Biptoon", mas leio tudo, pois é uma forma de me manter informada sobre as coisas que se passam na instituição, no seu todo.
  3. Acho que o BIP combina de forma equilibrada as notícias objectivas com artigos de opinião e humor q.b. É uma publicação agradável e fácil de ler e que a generalidade das pessoas respeita e acarinha. O grafismo actual está bom. Não me ocorre nada que precise de ser melhorado com urgência, mas eu não deixo de criticar algo com o qual não concorde, no momento que ache oportuno. Já me manifestei contra a rubrica "Fora de Série", por exemplo. Quanto ao Editorial, e porque normalmente expressa opiniões muito fortes e que não representam necessariamente a"opinião institucional", deveriam ser assinados pelo seu autor, de resto respeitando o disclaimer sobre a responsabilidade do BIP "O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores." Ora, assim sendo, todos os artigos de opinião devem ser claramente assinados pelo seu autor.
Ireneu Dias
Ireneu Dias (UOSE)
  1. Sim, sempre.
  2. Biptoon, Galeria do Insólito, A Vós a Razão, Asneira Livre e Editorial.
  3. Nada de especial.
José Lino Oliveira







José Lino Oliveira (USIC)
  1. Esta é fácil! :) Sim!
  2. Eu gosto globalmente do BIP, tendo que salientar uma secção, talvez as notícias.
  3. Eu penso que o BIP é um excelente meio de divulgação, está bem estruturado e é de agradável leitura. A ideia de colocar opiniões de clientes nossos no BIP também me parece uma coisa interessante.
José Soeiro Ferreira
José Soeiro Ferreira (UESP)
  1. Sim.
  2. Notícias: Passo sempre os olhos pelos títulos das notícias. Em geral só leio uma ou outra. A Vós a Razão, Biptoon, Asneira livre.
  3. (não respondeu)
Filipe Magalhães







Filipe Magalhães (UOSE)
  1. Sim, sempre.
  2. Galeria do Insólito, A Vós a Razão, Asneira Livre, Ecografia e Notícias. Mas de um modo geral, não há nenhuma de que desgoste totalmente.
  3. Alguns vídeos (dependendo da notícia) podiam dar outra dinâmica ao BIP. Por vezes, sinto alguma dificuldade em distinguir o conteúdo das secções "Destaque" e "Especial", ou seja, depois de ler as duas se quiser dizer a alguém onde é que li o quê fico confuso. Mas pode ser apenas dislexia minha! ;-)
José Silva Matos
José Silva Matos (UTM)
  1. Não exaustivamente mas passo quase sempre os olhos por cada nova edição e fico muito agradado pela sua qualidade e pelo magnífico trabalho por trás do facto do BIP continuar a existir e a surpreender-nos positivamente.
  2. Vejo coisas boas em muitas das secções. Não distingo nenhuma em especial, mas gosto muito da ideia do "Bamos Indo Porreiros".
  3. Como sugestão de melhoramento, uma menor focagem no umbigo colectivo, e uma maior atenção para o que está à volta... Às vezes parece que somos os melhores do mundo e a verdade é que não somos. Ou ainda não somos...;-)
Manuel Matos
Manuel Matos (USE)
  1. Sim, com muito gosto.
  2. Biptoon, Galeria do Insólito, Noticiário geral e Novos Colaboradores.
  3. Os Editoriais por vezes enfermam de algum paternalismo. Percebe-se a intenção didáctica, mas a eficácia talvez não seja muita.
Daniel Felix Delgado Daniel Félix Delgado (UITT)
  1. Sim, leio. Admito que quanto com pouco tempo acabo por fazer uma leitura transversal.
  2. Gosto da diversidade do BIP. Aprecio o Asneira Livre pela proposta de abertura por parte do BIP. Gosto do carácter informativo do BIP associado com a informalidade de um ambiente de trabalho aberto.
  3. Acho que o BIP poderia se tornar um pouco mais multimédia. A inclusão de vídeos e matérias usando breves videocasts pode representar uma parte de vosso trabalho que, a meu ver, já traz características de informação inovadora.
Rodolfo Matos
Rodolfo Matos (LIAAD)
  1. Leio na diagonal, apenas leio na totalidade alguns artigos...
  2. O Biptoon claro :)
  3. Passatempos ou quebra-cabeças não seriam descabidos... um pouco ao estilo do http://projecteuler.net/ em que o primeiro a encontrar a solução para o problema figuraria num "hall of fame" do mês... (por exemplo).
António Paulo Moreira
António Paulo Moreira (Grupo de Robótica)

1. Sim.

2. Noticias, Ecografia e Novos colaboradores.

3. Não se exagerar no número de notícias.

João Pedro Pedroso
João Pedro Pedroso (UESP)

1. Raramente...

2. De uma forma geral, acho que está bem conseguido.

3. A principal sugestão é que enviem o anúncio de cada edição em texto. Alguns leitores de e-mail (incluindo o que eu utilizo) não formatam as mensagens em html, sendo essa a razão pela qual eu raramente o leio.

 


CLIENTES/PARCEIROS

1. O que é que acha do Boletim INESC Porto (BIP)?

 

Pedro Ferreira Pedro Ferreira (MOG Solutions)
  1. "Bem escrito, actual e com temas interessantes, não esquecendo uma pitada q.b. de boa disposição, é sempre uma leitura muito agradável e uma excelente forma de me manter actualizado em relação ao que se passa numa casa que também foi minha durante seis anos."

 

 

Se tiver alguma sugestão para melhorar o BIP, não hesite em enviá-la para boletim-bip@inescporto.pt.