35 anos voltados para o futuro

É sempre de louvar quando uma instituição ludibria a passagem do tempo, mantendo, ao longo de décadas, a mesma vitalidade e pertinência que presidiram ao seu momento fundador. Mais ainda se o seu principal propósito for a promoção da investigação científica e do desenvolvimento tecnológico, áreas que, pela sua natureza, exigem uma constante atualização de conhecimentos, metodologias e equipamentos. Devemos, pois, enaltecer a extraordinária capacidade do INESC TEC para se conservar na vanguarda científica e tecnológica ao longo dos 35 anos que agora se celebram.

Nestas mais de três décadas, o INESC TEC desempenhou superiormente a sua missão de interface com a academia, o tecido empresarial, a Administração Pública e a comunidade em geral. Com os seus projetos de I&D, criou valor económico e social de forma transversal à sociedade portuguesa. Com as suas atividades de inovação e transferência de tecnologia, preparou múltiplas empresas, nomeadamente da região Norte, para os desafios da competitividade na economia do conhecimento. Com a sua formação altamente especializada, qualificou quadros técnicos em áreas cruciais para os sectores de elevada intensidade tecnológica. Com os seus serviços de pré-incubação, ajudou a consolidar startups e a acelerar scaleups em nichos de alto valor acrescentado.

Tudo isto tendo a sua atividade focada em clusters de grande potencial científico e socioeconómico, como são a informática, a engenharia industrial e de sistemas, as redes de sistemas inteligentes e a energia. De facto, o INESC TEC é uma janela para o futuro num país que, paulatinamente, vai assumindo uma posição de maior relevo em sectores emergentes e economicamente estratégicos. Posição, essa, que muito deve ao trabalho e às competências dos 700 investigadores (cerca de 350 doutorados) do INESC TEC.

O INESC TEC está por isso de parabéns. Há que felicitar todos aqueles que, ao longo destes 35 anos, contribuíram para que o instituto fosse reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade do seu processo de criação, valorização e transferência de conhecimento. Da parte da Universidade do Porto, só podemos estar gratos pelo facto de o INESC TEC ter possibilitado o reforço das nossas competências científicas, da nossa capacidade tecnológica e das nossas sinergias com o tecido empresarial. Se hoje a Universidade do Porto é uma instituição eminentemente vocacionada para a investigação e uma parceira efetiva das empresas, também o deve, em boa medida, ao trabalho de interface do INESC TEC.

A cooperação com as empresas é um fator crucial para o desenvolvimento das instituições de ensino superior. Por isso, a Equipa Reitoral está a empreender um sério esforço de aproximação ao tecido empresarial, tendo em vista a realização conjunta de atividades de qualificação, investigação, desenvolvimento e inovação. Desta forma, a Universidade do Porto contribui para a integração do país na economia do conhecimento, ao mesmo tempo que encontra nas empresas o parceiro ideal para a investigação aplicada.

Não quero terminar sem felicitar o Sr. Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC. A sofisticação científica, o reconhecimento internacional e a procura empresarial que o INESC TEC conhece hoje são indissociáveis do dinamismo que o Prof. José Manuel Mendonça imprimiu ao instituto. Da mesma forma que é justo lembrar a presidência do Prof. Pedro Guedes de Oliveira, durante a qual o INESC TEC ganhou estabilidade institucional, sustentabilidade económica e credibilidade científica e empresarial.

Desejo as maiores felicidades e sucessos ao INESC TEC, para bem do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da economia do nosso país. Espero que o INESC TEC mantenha o seu visionarismo e irreverência num futuro que se advinha pleno de desafios para a comunidade científica, como a pandemia de covid-19 nos veio dramaticamente anunciar.

António de Sousa Pereira,

Reitor da Universidade do Porto e Presidente do Conselho Geral do INESC TEC

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal