Uma nova iniciativa INESC TEC

Apesar da capacidade de comunicação do INESC TEC ter crescido de forma significativa, queremos reforçar a comunicação com a sociedade em geral, isto é, todos os cidadãos interessados na ciência e suas aplicações, bem como no debate das políticas públicas nas mais diversas áreas. Organizamos alguns eventos que pretendem atingir esse público, o mais importante dos quais é o Fórum do Outono, que é, contudo, mais orientado para ouvir as entidades de um determinado setor, do que para comunicar a ciência e tecnologia que desenvolvemos.

Assim foi aprovada a criação de uma revista online, a que chamaremos INESC TEC Science & Society. Os artigos, em formato curto, devem ser escritos para serem lidos por todos cidadãos interessados, e não investigadores nas nossas áreas, para conhecerem em termos genéricos a investigação, suas possíveis aplicações e o seu impacto na sociedade, bem como colher opiniões tecnologicamente informadas sobre as políticas públicas mais influenciadas pela tecnologia. O público a que se destina deve incluir todos os técnicos e administrativos das entidades ligadas ao tema abordado, bem como os respetivos gestores e políticos. Estamos a falar, por isso, de um novo formato de escrita que temos que aprender, despido da linguagem hermética que usamos nas publicações científicas e sem fórmulas! E temos que assumir mais a necessidade de contribuir para o debate das políticas públicas nas áreas que não o fazemos atualmente.

A revista terá dois números por ano, um editado no Outono, com tema especial dedicado ao mesmo tema do Fórum do Outono e outro na Primavera, com tema determinado pelo Conselho Editorial, a designar em breve. As revistas terão sempre, além dos artigos relativos ao tema especial, um conjunto de artigos sobre temas de atualidade. A revista terá registo ISSN para que os artigos possam ser citados.

Os artigos do tema especial serão coordenados por um editor do Tema Especial, que poderá ter coeditores, que o apoiam e coordenam a seleção dos artigos temáticos. O Conselho Editorial coordenará os artigos fora do tema especial e pronunciar-se-á sobre a escolha dos temas especiais de cada número e respetivos editores a convidar.

O primeiro número está em marcha com Tema Especial na área da saúde, focado nas aplicações da ciência de dados e inteligência artificial, sendo o Editor do Tema Especial Aurélio Campilho com um coeditor Mário Amorim Lopes. Será um primeiro ensaio ao modelo que tem decorrido bem. A todos agradecemos o esforço dedicado e fazemos votos de uma boa aceitação pelo público.

Artur Pimenta Alves – Diretor Associado

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal