Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - FiberSensing, pela voz de Sérgio Aniceto.

Fora de Série

"Aqui exige-se dedicação, esforço e trabalho, mas retribui-se, nem que seja informalmente, com elogios ou palavras de incentivo." Joana Ferreira

A Vós a Razão

"O programa de estágio científico organizado pelo INESC Porto veio assim fomentar o intercâmbio cultural e a interacção entre os jovens estudantes, tomando a ciência e a tecnologia como bases de aproximação e de diálogo", Raquel Pestana

Asneira Livre

"Aproveito a oportunidade para saudar todos os que contribuíram para o meu envolvimento e crescimento enquanto por aí andei. Obrigada por me terem presenteado com a arte de motivar", Paula Gomes

Galeria do Insólito

Alguns colegas deram já de caras com um cenário absolutamente exótico: ao entrar na casa de banho, o chão encharcado… “Inundação? Será que rebentou um cano?” terão, certamente, questionado… Mas não.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Fora de Série

Este espaço destina-se a prestar homenagem a um colaborador que mensalmente se distinga com especial relevo na sua actividade. A escolha final é da responsabilidade da Redacção do BIP mas a colaboração das Coordenações de todas as Unidades é preciosa pois as sugestões e motivações são fundamentalmente da sua responsabilidade...

JOANA FERREIRA 

1. Usualmente é a Joana que produz esta secção do BIP. Qual é a sensação de passar de entrevistadora a entrevistada desta vez? Ficou surpreendida com esta distinção?

A responsabilidade é, sem dúvida, maior. Além disso, é muito mais fácil colocar questões do que responder! Confesso que sim, que fiquei surpreendida… mas, muito feliz!

2. Foi nomeada por todo o trabalho que desenvolveu nos últimos cinco meses e, particularmente, pela preparação da visita do Primeiro-ministro e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao INESC Porto em Junho. Quais foram as maiores dificuldades que sentiu ao nível da organização deste evento?

As principais dificuldades prenderam-se com os deadlines apertados com que estávamos a trabalhar na altura, sendo que eu fiquei responsável por organizar as duas exposições que vão ter lugar no INESC Porto. Foi necessário articular as questões logísticas e de conteúdo das exposições com uma série de interlocutores, o que exigiu grande atenção ao detalhe, num período de tempo escasso e sob grande stress.

Joana Ferreira 2

3. Que balanço faz da experiência de coordenar o Serviço de Comunicação? Qual foi a sensação de liderar uma equipa de quatro pessoas, gerir tarefas e controlar os custos durante quase meio ano?

O balanço é, sem sombras de dúvidas, positivo sobretudo pelo que cresci profissionalmente. Tive que começar a desempenhar um conjunto de tarefas novas, com a agravante de serem de uma maior responsabilidade, pressão e exposição a que estava habituada. Essencialmente, penso que o meu maior desafio foi gerir o stress associado a não ter a Sandra sempre à minha frente na secretária pronta a ajudar-me e a aconselhar-me :-)

4. Como conseguiu conciliar nos últimos meses as tarefas que assegura habitualmente no Serviço de Comunicação e na UTEN Portugal, com a coordenação das actividades do SC, a dissertação de Mestrado que está a escrever e a sua vida pessoal?

Gosto de pensar que o fiz da melhor forma que podia e sabia, em cada situação. Ao nível de Serviço de Comunicação/UTEN Portugal, a solução acabou por ser passar algumas das tarefas para as minhas colegas do Serviço de Comunicação (que foram incansáveis e essenciais para que tudo corresse da melhor maneira!). A dissertação de mestrado… essa ficou para segundo plano, infelizmente… mas conto voltar a pensar nesse assunto em Setembro! A vida pessoal foi essencial para assegurar o meu equilíbrio durante estes últimos cinco meses.

joana e sandra

5. Está no INESC Porto há dois anos, mas já tinha ligação connosco há mais tempo. Como é que surgiu a oportunidade de colaborar com esta instituição?

A minha ligação ao INESC Porto surgiu no final de 2006, quando passei a assegurar a Assessoria de Imprensa desta instituição, através de uma empresa externa. A relação, tanto profissional como pessoal, com o INESC Porto foi, desde logo, muito boa e, com o passar do tempo, foi-se tornando cada vez mais próxima. Por isso, em Fevereiro de 2008 quando deixei de trabalhar na referida empresa, a oportunidade de integrar o Serviço de Comunicação do INESC Porto acabou por fazer todo o sentido.

6. Gosta de trabalhar no INESC Porto? Porquê?

Gosto, sobretudo porque se trata de uma instituição que olha para os seus colaboradores como pessoas. Aqui exige-se dedicação, esforço e trabalho, mas retribui-se, nem que seja informalmente, com elogios ou palavras de incentivo. Depois há uma série de vantagens que nós, inesquianos, acabamos por tomar como adquiridas como os horários flexíveis, boas salas de trabalho…

Joana Ferreira 5

7. O que é que o INESC Porto devia ter mais? E menos?

Devia-se apostar mais na comunicação interna, pois tenho a sensação que as pessoas não se conhecem umas às outras e estão muito por fora daquilo que acontece para lá do seu ambiente de trabalho. A participação em iniciativas como o Magusto, Convívio de Natal, etc., por exemplo, devia ser incentivada pelos coordenadores de unidade/responsáveis de área. A menos? Devia haver menos carros mal estacionados no nosso parque.

8. Que trabalho lhe deu mais gozo desenvolver no INESC Porto? E que tarefa a marcou mais pela dificuldade de execução?

Sem dúvida nenhuma o que me deu mais gozo foi escrever a primeira Nota de Imprensa quando o Serviço de Comunicação passou a assegurar este serviço, em Janeiro de 2008. Do lado das dificuldades, o maior desafio que eu tenho no INESC Porto é gerir o meu tempo entre o Serviço de Comunicação e a UTEN Portugal, pois são dois projectos inteiramente independentes, mas onde surgem frequentemente trabalhos com deadlines apertados e que, frequentemente, se sobrepõem.

joana e grasiela

9. Que conselhos daria a alguém que comece agora a trabalhar no INESC Porto?

Esforço, dedicação e brio em fazer trabalho com qualidade (pois aqui a qualidade do trabalho é tão valorizada quanto a quantidade). Ah…! e muita humildade, pois fica sempre bem a quem está a começar.

10. Terminaremos este questionário, pedindo que comente a nomeação da Sandra Pinto, responsável do SC:

“Tendo assumido a coordenação do Serviço de Comunicação durante a ausência da responsável, a Joana desenvolveu um excelente trabalho de gestão de tarefas e da equipa nos últimos meses. Em particular no mês de Junho, mostrou-se incansável e contribuiu com ideias inovadoras e soluções eficientes na preparação da vinda do Primeiro-ministro ao INESC Porto (entretanto adiada). Também se destacou na organização da visita do Secretário de Estado da Energia e Inovação ao INESC Porto, ou na dinamização de iniciativas inseridas na comemoração dos 25 anos do INESC no Porto, como foi o caso da criação de uma imagem gráfica ou da exposição “I Am Science”, acumulando ainda tarefas relacionadas com a UTEN Portugal. Demonstrou sempre imensa responsabilidade, dedicação, disponibilidade e empenho.”

Em primeiro lugar, gostaria de partilhar esta distinção com as minhas colegas do SCOM (Rita, Catarina e Helena) pois se eu assumi a gestão do serviço, elas estiveram sempre na retaguarda. Também uma palavra de agradecimento à Sandra, que esteve sempre disponível para me ajudar durante a sua ausência. Fico muito satisfeita por o meu trabalho ser apreciado e, sobretudo, valorizado. Daqui para a frente, espero continuar a crescer e a melhorar a qualidade do meu trabalho.