Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - FiberSensing, pela voz de Sérgio Aniceto.

Fora de Série

"Aqui exige-se dedicação, esforço e trabalho, mas retribui-se, nem que seja informalmente, com elogios ou palavras de incentivo." Joana Ferreira

A Vós a Razão

"O programa de estágio científico organizado pelo INESC Porto veio assim fomentar o intercâmbio cultural e a interacção entre os jovens estudantes, tomando a ciência e a tecnologia como bases de aproximação e de diálogo", Raquel Pestana

Asneira Livre

"Aproveito a oportunidade para saudar todos os que contribuíram para o meu envolvimento e crescimento enquanto por aí andei. Obrigada por me terem presenteado com a arte de motivar", Paula Gomes

Galeria do Insólito

Alguns colegas deram já de caras com um cenário absolutamente exótico: ao entrar na casa de banho, o chão encharcado… “Inundação? Será que rebentou um cano?” terão, certamente, questionado… Mas não.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

INESC Porto recebe delegação da Universidade de Macau

O INESC Porto recebeu, no dia 23 de Junho, a visita de dois Professores da Universidade de Macau (UM), Lam Chi Chiu e o ex-Reitor Iu Vai Pan. O objectivo desta visita foi tentar aprofundar o conhecimento sobre o INESC Porto e estudar possíveis parcerias para o futuro.

Conduzidos por Vladimiro Miranda, director do INESC Porto, Lam Chi Chiu e Iu Vai Pan tiveram oportunidade visitar a Unidades do INESC Porto e de conhecer de perto a realidade científica cultivada na instituição.

Questionados sobre as diferenças para eles visíveis entre Portugal e Macau, os professores responderam peremptoriamente que “não são muitas”. De facto, “tanto em Macau como em Portugal, existe uma tendência para olhar apenas para os países maiores, mais avançados”, afirma Iu Vai Pan. Concordando com Vladimiro Miranda, acredita que as semelhanças entre Macau e Portugal surgem do facto de serem ambos países/regiões pequenos, o que faz com que seja necessário “lutar pelo sucesso”, seguindo uma “estratégia que nos permita ser intervenientes fulcrais nos diversos sectores”.

O que Iu Vai Pan mais admira em Portugal é a sua modernidade e o facto de, “apesar de pequeno, ser construído por portugueses”, ou seja, “é um país que funciona na sua plenitude. E isso deve-se às pessoas”, revela.

Dada a dificuldade que Macau tem na criação de massa crítica, Lam Chi Chiu e Iu Vai Pan vêem no INESC Porto um aliado importante e um parceiro estratégico para colmatar essa falha, não só pelas suas competências, mas também pela sua relação umbilical com a Universidade do Porto, o que permite não só atrair investigadores de qualidade, mas também “exportar” o seu know-how. A dificuldade maior no relacionamento Macau-Portugal é, na opinião dos visitantes, o enorme desconhecimento mútuo. A organização conjunta de workshops é vista como uma sugestão para o início de uma possível relação de cooperação.