Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AuditMark, pela voz de Pedro Fortuna.

Fora de Série

"A atividade científica, de suporte e promoção do grupo levada a cabo por estes investigadores tem sido absolutamente louvável.", Coordenação HASLab

A Vós a Razão

"Entrei para o INESC Porto mal terminei a licenciatura. Aqui me mantive durante oito anos e foi aqui que me doutorei. Terminado o doutoramento, como tinha curiosidade pelo ambiente industrial...", Diana Viegas

Asneira Livre

"[No HASLab] às vezes até aparecemos nas notícias, especialmente no famoso Boletim do INESC TEC...", Paulo Jesus (HASLab)

Galeria do Insólito

"Quem frequenta diariamente o parque de estacionamento do INESC TEC, e presta alguma atenção aos pequenos pormenores, com certeza já terá notado que o género felídeo é frequentador assíduo do recinto..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Jovens estudantes descobrem “lado empreendedor” no INESC TEC

INESC TEC volta a acolher estágios “Ciência Viva no Laboratório”

O INESC TEC voltou este ano a acolher estagiários no âmbito da Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF). Foram seis os alunos do ensino secundário, de vários pontos do país, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade da investigação científica e tecnológica no INESC TEC e de desenvolver competências ao nível do empreendedorismo. Uma “oportunidade única”, uma “lição de vida”, um “fervilhar de ideias”, e um estágio que proporcionou um conjunto de “novas aprendizagens” foram apenas algumas das impressões com que ficaram os alunos que participaram nesta iniciativa.

O que é isso de ser empreendedor?

“À Descoberta do Meu Lado Empreendedor” voltou a ser o tema do estágio proposto pelo INESC TEC no âmbito da iniciativa “Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias”, promovida pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Ao longo de uma semana, seis jovens estagiários tiveram oportunidade de contactar diretamente com a realidade do INESC TEC e de aprender como podem ser empreendedores. Tudo com a extraordinária orientação da formadora Raquel Pestana.

Especial 1   Especial 2

Vindos de diversos pontos do país (Torres Vedras, Coimbra, Lisboa, Sintra, Vila Real e Mirandela), os alunos, que frequentam atualmente o 12º ano do ensino secundário, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho que é desenvolvido nas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) do INESC TEC, e ainda de visitar uma empresa de base tecnológica incubada no INESC TEC, a FiberSensing, e a Flupol, empresa de revestimentos que colabora com o INESC TEC no projeto SIIARI – projeto que consiste no desenvolvimento de uma célula robotizada capaz de permitir a programação de robôs de pintura diretamente por um pintor especializado sem interferência direta de um programador.

Fazendo a ponte entre o ensino e o mundo empresarial, o INESC TEC oferece anualmente com estes estágios uma oportunidade única que estes alunos classificam como sendo uma experiência enriquecedora. Esta é a nona vez que o INESC TEC acolhe esta iniciativa do Ciência Viva que já conta com mais de 15 anos de existência. De recordar que em 2011 a proposta do INESC TEC foi escolhido como "estágio-bandeira" para o lançamento da iniciativa.

Especial 3   Especial 4

“Meter as mãos na massa”

Depois de terem alargado os seus horizontes com as visitas às empresas FiberSensing e Flupol, os estagiários foram convidados a ser cientistas por uma manhã, realizando trabalho hands-on na Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos, e engenheiros por uma tarde, contactando diretamente com robôs na Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes. Neste segundo dia do estágio transformaram-se em aprendizes de investigadores, receberam formação nas normas de segurança em laboratórios de I&D e fizeram o levantamento bibliográfico de tecnologias para poderem “meter as “mãos na massa”.

Seguiu-se uma manhã com a apresentação das restantes Unidades de I&D do INESC TEC e não é difícil de adivinhar que, a meio do estágio, o espírito empreendedor destes alunos já estava aguçado e as ideias “fervilhavam”.

Depois de algum tempo de trabalho de grupo, no último dia de estágio os alunos foram desafiados a apresentar e a defender, perante um júri constituído por elementos do INESC TEC, um mini-plano de negócios para um produto de base tecnológica dirigido para o mercado global.

Especial 5   Especial 6

Depois de muito trabalho... os resultados

Do estágio intensivo realizado – onde também houve tempo para o lazer e para conhecer a cidade do Porto – os jovens tiveram aqui a oportunidade de dar os primeiros passos na área do empreendedorismo. Os estagiários foram divididos em dois grupos e, na sequência de algumas sessões de brainstorming – e algumas noitadas de trabalho à mistura! –, inspiradas nas visitas às Unidades e Laboratórios INESC TEC e às empresas, puderam finalmente apresentar as suas ideias para apreciação do júri constituído por César Toscano da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), José Coelho Rodrigues da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) e Pedro Almeida da Unidade de Sistemas de Energia (USE).

Deste trabalho conjunto surgiram duas ideias inovadoras: uma Loja Online para facilitar serviços de reserva, take-away e entregas ao domicílio e um biossensor para usar na área da agricultura. A primeira ideia, apresentada pelo grupo constituído por Pedro Sá, Manuel Curral e Inês Luzio, consistia na criação de uma plataforma, intitulada 1000BOX, que colocaria os restaurantes da preferência dos clientes à distância de um ‘click’. Já o segundo produto, apresentado pelo grupo constituído por Daniel Tanque, Bárbara Correia e Salomão Costa, consistia num biossensor e num software cujo objetivo é tornar mais eficiente a produção agrícola já que permitiriam saber quais as características e consequentemente quais as culturas vegetais mais propícias a serem plantadas em locais específicos.

Especial 7   Especial 8

A avaliação dos jurados não podia ter sido mais positiva: os estagiários foram largamente elogiados pela sua originalidade. E o que levam os alunos deste estágio? Muita saudade e vontade de trabalharem juntos no futuro, quem sabe num projeto milionário!

Os estagiários em discurso direto

Pedro Sá

Pedro Sá, 17 anos, Lisboa

“Este foi o terceiro estágio em que participei e foi, de longe, o melhor. Organização, ambiente, companheirismo, atividades, tudo espetacular e sem uma única queixa a fazer! Acho que crescemos todos imenso, aprendemos muito uns com os outros e aprendemos ainda mais com a nossa grande monitora Raquel Pestana! Foi o estágio mais completo em todos os sentidos: tivemos contacto com os vários departamentos de investigação do INESC TEC, visitámos duas empresas de sucesso, conhecemos um pouco do Porto e trabalhámos numa área bastante diferente do que aprendemos na escola: o empreendedorismo.

Não fazia a mais pequena ideia do que isto significava até "meter as mãos na massa", e de facto é incrível como um conceito tão importante não é aprendido e desenvolvido pelo nosso sistema de educação. O melhor de tudo foi que trabalhámos que nem uns doidos e no fim o resultado compensou todo o esforço. Posso dizer com segurança que foi das experiências mais gratificantes em que estive envolvido. Obrigado a todos os que tornaram possível este estágio!”

Daniel Tanque

Daniel Tanque, 18 anos, Sintra

“O estágio ‘À procura do meu lado Empreendedor’, que decorreu no INESC TEC, não foi para mim apenas uma formação, foi uma lição de vida.

Fiquei com uma noção do caminho que é necessário percorrer, desde a estruturação de uma ideia para um produto até à entrada no mercado. São imensas as variáveis de estudo para um Plano de Negócios bem organizado. Muitas vezes dorme-se pouco porque temos de ter em conta que há sempre uma concorrência a superar, nem que apenas sejamos nós a superarmo-nos a nós próprios todos os dias, para ir revitalizando o mercado e rentabilizando o nosso negócio.

Assim sendo, agradeço à Sandra Pinto (responsável do estágio) e à Raquel Pestana (monitora do estágio), principalmente à monitora que nos ajudou muito durante o estágio e que acima de tudo ficará para todo o grupo como uma Grande Amiga.”

Manuel Curral

Manuel Curral, 18 anos, Mirandela

“O estágio da Ciência Viva foi bastante produtivo e extenuante. Acho que houve uma ligação e cooperação entre todos os participantes, o que é de longe o mais importante. Não nos conhecíamos e antecipadamente entrámos dispostos  a ver o outro e a falar e  foi notório o à-vontade nos últimos tempos. Chegámos com a motivação de criar um projeto e a persistência levou-nos ao rumo certo. Os primeiros dias foram fundamentais e ajudaram-nos a entrar no ambiente das spin-offs. Tivemos acesso a segredos preciosos  (industriais) e chegámos a ver o que muitos desejariam ver. Enfim, foi uma experiência muito enriquecedora. :)

Inês Luzio

Inês Luzio, 17 anos, Coimbra

“Não poderei fazer mais que agradecer ao INESC TEC pela oportunidade que me proporcionaram ao poder participar neste estágio. Foi, sem dúvida, uma semana intensa, mas repleta de novas aprendizagens. Fiquei muito satisfeita pela disponibilidade que sempre demonstraram para nos esclarecer, quer nas empresas, quer nas unidades do INESC TEC que tivemos o prazer de visitar, e ainda por todo o apoio que a nossa monitora nos prestou. Parabéns pela vossa iniciativa, e espero que continuem a abrir horizontes a jovens como eu.”

Bárbara Correia

Bárbara Correia, 17 anos, Torres Vedras

 “São as experiências que nos fazem crescer e aprender... e durante esta semana no INESC TEC posso afirmar que tive das experiências mais espetaculares e motivantes do meu percurso! O balanço final deste estágio é seguramente positivo, as atividades foram todas bastante interessantes, a monitora Raquel era fantástica e o ambiente que se criou entre nós, seis alunos completamente desconhecidos e oriundos de seis cidades diferentes do país, não poderia ter sido melhor! Voltei a casa com saudades e com vontade de mais trabalho e mais ação! Tudo o que aprendemos neste estágio não são matérias lecionadas na escola, mas são igualmente importantes no nosso desenvolvimento integral. E quem sabe se no futuro não iremos utilizar algumas das ideias expostas e desenvolvidas por nós? 

Por fim, queria deixar um agradecimento ao Ciência Viva e ao INESC TEC por nos proporcionar estas experiências maravilhosas e ainda sublinhar o trabalho maravilhoso da Raquel. Foi ela que nos orientou e aconselhou durante todo o desenrolar do trabalho, que nos motivou para nunca desistirmos e o mais importante de tudo, mostrou-nos um mundo quase desconhecido para nós – o empreendedorismo. Obrigada!”

Salomão Costa

Salomão Costa, 18 anos, Vila Real

"Eu acho que o estágio em que participei foi excelente, porque para além de ter feito novas amizades, aprendi muito sobre empreendedorismo. Conceitos que eu desconhecia tornaram-se muito importantes na perspetiva que tenho para o meu futuro profissional. Foi intensivo, muito trabalhador, mas tudo valeu a pena."