Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da PENTALINE – Equipamentos Industriais, Lda, pela voz de Manuel Almeida.

Fora de Série

"Penso que em mais lado nenhum poderia crescer de forma a manter os horizontes abertos..." Gustavo Carneiro (UTM)

A Vós a Razão

"Desde que comecei a trabalhar em mundos virtuais para educação no final do século XX – com crianças de três a cinco anos em jardins de infância – que desejo derrubar o mais que possa as barreiras de interação pessoa-computador (...)", Leonel Morgado (USIG)

Asneira Livre

"Se estamos aqui é apenas porque pertencemos a uma linhagem de vencedores. Todos nós somos o fruto da vitória dos nossos antepassados. A continuação da vida.", Ricardo Jafe (UESP)

Galeria do Insólito

INESC TEC: a certificar especialistas desde 1988!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC apresenta resultados preliminares do FIRE-ENGINE

Foram apresentados no dia 31 de julho, no Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, alguns dos primeiros resultados do projeto FIRE-ENGINE – Design Flexível de Sistemas de Gestão de Incêndios Florestais, que está a ser desenvolvido pela Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC, em colaboração com o grupo Portucel Soporcel, a Engineering Systems Division do MIT, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade Técnica de Lisboa.

O FIRE-ENGINE é um projeto de investigação enquadrado no Programa MIT Portugal, que visa desenvolver métodos para apoiar decisões de políticas públicas e estratégias de operações, no sistema de gestão de prevenção e combate a incêndios florestais.

O projeto, que arrancou em março do ano passado, já conta com um modelo de simulação e um estudo estatístico. O modelo de simulação permite perceber o impacto dos falsos alertas e dos reacendimentos na performance do dispositivo de combate, enquanto o estudo estatístico, com âmbito nacional, mostra a ligação entre a pressão a que está sujeito o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais do distrito e o elevado número de reacendimentos observado em consequência de dias com mais ignições. Em conjunto, os dois trabalhos evidenciam a oportunidade de criar uma cadeia de resultados positivos: menos falsos alertas e menos reacendimentos permitem mais tempo disponível para o rescaldo, o que, por sua vez, conduz a menos reacendimentos e, logo, menos ignições (e assim sucessivamente).

A equipa, coordenada pelo investigador João Claro (coordenação da UITT), por Richard de Neufville (do MIT) e por Tiago Oliveira (da grupo Portucel Soporcel), é composta por Abílio Pereira Pacheco (do INESC TEC), Ross Collins e Hèctor Fornés (do MIT), Ana Barros (do grupo Portucel Soporcel), José Cardoso Pereira, José Calvão Borges e Inês Melo (do ISA), e Paulo Fernandes e Carlos Loureiro (da UTAD).

Créditos Fotos:
http://inhabitat.com/fighting-forest-fires-tree-power/