Offside
Lado B

"A música é pura matemática."

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da OutSystems, pela voz de João Abril de Abreu.

Fora de Série

"O início da minha atividade no INESC TEC também foi um enorme desafio (...) faltava-me a experiência e comecei rapidamente a ficar preocupado com a velocidade que estragava material. Pensei que não chegava ao fim do mês." Carlos Gaspar Pacheco (CAP)

Pensar Sério

"A partilha diária de histórias (...) e o debate de novas ideias, seja no almoço ou nos 5 minutos do café, conduz a um estabelecimento de conexões entre nós e a um crescimento quer social quer profissional." Cláudia Rocha (CRIIS)

Galeria do Insólito

Já sabemos que este pessoal da ciência e tecnologia tem sempre um quê de génio. Se estão a pensar no Einstein, nós estamos a pensar no José Carlos Sousa do Serviço de Informática de Gestão do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de setembro entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC participa em projeto sobre alterações climáticas na costa da Galiza e Norte de Portugal

No passado dia 11 de julho, teve lugar, em Santiago de Compostela, a reunião de arranque do Projeto Transfronteiriço MarRISK, coordenado pela METEOGALICIA – Secretaria Xeral de Calidade e Avaliación Ambiental, aprovado pelo POCTEP (Programa Operativo Transfronteiriço Portugal - Espanha), e que conta com a colaboração do INESC TEC.

O projeto MarRISK pretende contribuir efetivamente para melhorar a capacidade para uma gestão sustentada da zona costeira através da consolidação do conhecimento sobre os processos que aumentam os riscos costeiros, incluindo os decorrentes de eventuais alterações climáticas, preenchendo lacunas e desenvolvendo ferramentas que convertam a informação processada em “serviços climáticos” úteis para o planeamento que os decisores, e outros stakeholders que desenvolvam atividades ligadas à costa e ao mar, precisam de fazer. O INESC TEC é responsável pela conceção e pelo desenvolvimento de uma plataforma de serviços de alerta climáticos, no sentido de contribuir para a criação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais marinha.

O projeto fomenta o envolvimento com autoridades e stakeholders (câmaras municipais, instituições estatais como a CCDR-N, empresas portuárias como a APDL, associações ambientalistas e empresas com atividades ligadas ao mar, entre outras), que considera de extrema importância, uma vez que estes são os principais destinatários, a nível local e regional, e que deles depende a adoção de medidas que possam aumentar a resiliência e mitigar os efeitos dos processos costeiros e, em particular, aqueles que podem vir a ser agravados pelo efeito das alterações climáticas.

Os efeitos climáticos serão estudados em termos de parâmetros físico-químicos, biológicos e morfo-sedimentares, focando-se o projeto no desenvolvimento de serviços climáticos que permitam aumentar a resiliência a riscos de inundação e de erosão, e o seu impacto para os recursos naturais – incluindo a aquacultura e as pescas – e populações, agentes económicos (indústria, turismo) e estruturas costeiras – com destaque para as zonas portuárias.

O INESC TEC participa neste projeto através do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), com os investigadores Artur Rocha, Lino Oliveira, Paulo Monteiro e Alexandre Costa.

O consórcio é constituído por 13 parceiros, de Portugal e Espanha, que, além do INESC TEC, inclui universidades (de Vigo, Minho, Aveiro), institutos, centros de investigação e agências (CIIMAR, IPMA, IH, APA, CETMAR, INTECMAR, IIM-CSIC), que visam estabelecer uma rede transfronteiriça dedicada aos riscos costeiros.

O projeto tem um orçamento de quase 3 milhões de euros, cofinanciado a 75% pelo FEDR, e a duração de 36 meses.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.