Offside
Lado B

Orientação em bicicleta com Francisco Moura.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Silos de Leixões, pela voz de Miguel Tomé.

Fora de Série

"Vejo esta nomeação como um indicador que tenho feito um bom percurso no INESC TEC.", Ricardo Araújo (CTM); "Foram muitos os que contribuíram para este pequeno sucesso.", Daniel Vasconcelos (SAL)

Asneira Livre

"Sim, é verdade que o meu ponto de vista é o de um anarquista louco e extremista – tão extremista que até anti-anarquismo eu sou. Muito prazer.", Manuel Parente (CEGI)

Galeria do Insólito

Num destes dias frios de janeiro, o assunto quente no INESC TEC foi o facto de o Sr. Manuel Silva ter ficado preso no elevador com três senhoras da limpeza...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de dezembro entraram 17 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Fora de Série

A Série dos fora de série

Num universo de mais de 1200 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determinou uma mudança de política editorial: o BIP passou a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!). Adicionalmente, tendo por base critérios de oportunidade noticiosa, é desenvolvida uma entrevista a um dos nomeados.

ESTE MÊS FALAMOS COM Ricardo Araújo (CTM) e Daniel Vasconcelos (SAL)

1. Porque é que decidiram participar no Business Ignition Programme (BIP)?

Daniel: Vimos no BIP uma excelente oportunidade para aprender e explorar estratégias de comercialização da tecnologia que tinha sido desenvolvida no INESC TEC. O contacto com a metodologia adoptada pelo BIP (Lean Launchpad) é muito positivo na medida em que obriga, desde o início do processo, a descobrir e a conhecer quem é o nosso cliente. 

BIP BIP

2. O que significou o prémio obtido?

Ricardo: O segundo lugar obtido no BIP significou muito para nós, quer pelo esforço que realizámos ao longo do percurso de valorização da tecnologia durante as 12 semanas, quer pela oportunidade de visitar um centro de excelência que nos irá ajudar certamente nas próximas etapas.

BIP BIP

3. Como é que foi desenvolvida a ideia e que papel teve cada um no projeto?

Ricardo: O software começou a ser desenvolvido durante a minha tese de mestrado e tem vindo a sofrer modificações desde então, com o propósito de evoluir para um produto mais adequado a ambiente clínico. O Daniel, desde a participação no BIP, foi fundamental para a valorização da tecnologia, desde o estudo de mercado até à delineação de estratégias e parcerias que possam levar a tecnologia a um estado mais maduro e comercializável.

Ricardo Araújo3 Daniel Vasconcelos

4. O que é que vai acontecer no futuro a esta parceria?

Daniel: A tecnologia continuará a ser desenvolvida de forma a responder às necessidades dos profissionais de saúde e a demonstrar a sua conformidade com os standards existentes na área dos dispositivos médicos. O SAL continuará a apoiar a tecnologia, não só do ponto de vista de gestão da propriedade intelectual, mas também na angariação de parceiros que nos ajudem a criar produtos ou serviços aptos para um mercado tão regulamentado como o da imagem médica.

BIP

5. Quais são os desafios do trabalho no CTM/INESC TEC?

Ricardo: Desde que estou no INESC TEC, mais particularmente no grupo VCMI do CTM, sempre me senti desafiado a inovar nas áreas de visão computacional e inteligência artificial aplicadas à interpretação de imagens médicas. Isso advém no fundo do interesse constante do grupo em ser um centro de referência nesta área, o que nos leva a querer ser melhores dia após dia e, acima de tudo, ter contribuições de real valor para o setor clínico. 

Ricardo Araújo

6. Quais são os desafios do trabalho no SAL/INESC TEC?

Daniel: O SAL é um excelente serviço para fazer face ao grande desafio que é a transferência de tecnologia para o mundo real. Trabalhamos todos os dias para ajudar os investigadores a identificarem as suas invenções, a protegerem-nas e a desenvolverem estratégias para amplificar o impacto que as suas tecnologias podem ter na sociedade. No SAL ambicionamos ser reconhecidos pela excelência do nosso trabalho, à luz das melhores práticas mundiais. É certo que há muita coisa a fazer e a mudar, mas não tenho dúvidas que temos, connosco ou próximos de nós, uma boa parte dos profissionais que precisamos para tal. 

BIP


7. Terminaremos este questionário, pedindo que comentem a vossa nomeação, feita pelos responsáveis do CTM e do SAL. 

“O CTM e o SAL fazem uma proposta conjunta, que se segue: As coordenações do CTM e do SAL propõem para “Fora de Série” os investigadores Ricardo Araújo e Daniel Vasconcelos pelo excelente trabalho desenvolvido no Business Ignition Programme (BIP) relacionado com projeto “Assisted Vascular Analysis” que pretende tornar o planeamento cirúrgico num processo mais simples e seguro. O trabalho de desenvolvimento realizado pelo Ricardo e de valorização da tecnologia realizado pelo Daniel permitiu que esta solução do INESC TEC obtivesse uma grande visibilidade e que se abrissem novos horizontes de desenvolvimento e exploração comercial.”

Ricardo: Antes de mais quero agradecer este voto de confiança no meu trabalho, o que significa muito para mim. Vejo esta nomeação como um indicador que tenho feito um bom percurso no INESC TEC e irei trabalhar para que no futuro consiga continuar a cumprir os meus objetivos e os do Centro. Quero também deixar uma palavra de agradecimento aos meus colegas de trabalho, uma vez que têm sido fundamentais ao longo desta experiência, quer pela cooperação, quer pela fraternização demonstradas.

Daniel: Muito grato pela forma como o INESC TEC me tem acolhido e apoiado neste quase um ano de trabalho. Penso que este reconhecimento me ultrapassa na medida em que ”Fora de Série” é a rede de profissionais com o qual tenho o prazer de trabalhar todos os dias. Foram muitos os que contribuíram para este pequeno sucesso. Foi um momento feliz na minha carreira, com o qual aprendi várias lições e as quais espero aplicar em prol das tecnologias que estão a ser desenvolvidas no nosso Instituto.


Fora de série - Mês de Dezembro


  • Ricardo Araújo (CTM) e Danniel Vasconcelos (SAL)

Ricardo Araújo Daniel Vasconcelos

"O CTM e o SAL fazem um proposta conjunta, que se segue: As coordenações do CTM e do SAL propõem para "Fora de Série" os investigadores Ricardo Araújo e Daniel Vasconcelos pelo excelente trabalho desenvolvido no Business Ignition Programme (BIP) relacionado com projeto "Assisted Vascular Analysis" que pretende tornar o planeamento cirúrgico num processo mais simples e seguro. O trabalho de desenvolvimento realizado pelo Ricardo e de valorização da tecnologia realizado pelo Daniel permitiu que esta solução do INESC TEC obtivesse uma grande visibilidade e que se abrissem novos horizontes de desenvolvimento e exploração comercial." (Coordenação do CTM e Responsável do SAL)


Rita Barros, Apoio Jurídico

Rita Barros

"Gostaria de nomear a Rita Barros do Apoio Jurídico como "Fora de Série" do mês de dezembro, que culminou todo o ano de 2017 com um desempenho excelente. A Rita iniciou as suas funções no Apoio Jurídico em setembro de 2016, tendo vindo substituir a Joana Gonçalves nas funções algo ásperas da Contratação Pública. Com a sua energia, simpatia, competência e eficiência, a Rita conseguiu "descomplicar" o ameçador procedimento de contratação pública, transformando-o em algo natural, fluido e tendencialmente rápido, no que depende do apoio jurídico. De barcos a software, passando por um robô antropomórfico com 7 graus de liberdade  e um microforno de fusão, a Rita comprou um pouco de tudo, atingindo um número record de 97 procedimentos, entre aquisição e locação de bens móveis, aquisição de serviços e empreitadas. A sua competência profissional, eficiência e atitude positiva merecem o nosso aplauso." (Responsável do AJ)

Pedro Macedo, CPES

Pedro Macedo

"O CPES nomeia para fora de série do mês de dezembro o Pedro Macedo. O Pedro Macedo teve um empenho notável, nomeadamente em dezembro, fazendo noitadas e sacrificando fins de semana consecutivos para responder às exigências do trabalho. Esta dedicação, associada ao seu grande sentido de responsabilidade e à qualidade técnica do trabalho, permitiram obter resultados essenciais nos projetos PANACea e ImpInv. Para além do grande volume de trabalho técnico, ajudou a coordenar e integrar o trabalho dos colaboradores do LIAAD no projeto PANACea." (Coordenação do CPES)