Offside
Lado B

Orientação em bicicleta com Francisco Moura.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Silos de Leixões, pela voz de Miguel Tomé.

Fora de Série

"Vejo esta nomeação como um indicador que tenho feito um bom percurso no INESC TEC.", Ricardo Araújo (CTM); "Foram muitos os que contribuíram para este pequeno sucesso.", Daniel Vasconcelos (SAL)

Asneira Livre

"Sim, é verdade que o meu ponto de vista é o de um anarquista louco e extremista – tão extremista que até anti-anarquismo eu sou. Muito prazer.", Manuel Parente (CEGI)

Galeria do Insólito

Num destes dias frios de janeiro, o assunto quente no INESC TEC foi o facto de o Sr. Manuel Silva ter ficado preso no elevador com três senhoras da limpeza...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de dezembro entraram 17 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC cria software pioneiro para apoio na reconstrução mamária

Uma equipa conjunta de investigadores do INESC TEC, que envolve o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e o Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL), desenvolveu um software que pretende ajudar os médicos nas cirurgias de reconstrução mamária que utilizam o retalho abdominal livre baseado em artérias perfurantes (ou retalhos DIEAP - Deep Inferior Epigastric Artery Perforator Flap).

Ricardo Araújo, Hélder Oliveira e Daniel Vasconcelos são os investigadores envolvidos nesta parceria com a Fundação Champalimaud, que há mais de 10 anos que trabalha com o INESC TEC em inúmeras áreas de investigação, nomeadamente o cancro da mama.

Reconstrução mamária

A Fundação concluiu que o seu processo de reconstrução mamária exige um grande esforço e planeamento prévio, mas que os métodos usados ainda apresentam algumas imprecisões. Foi nesse sentido que foi proposto o desafio de desenvolver um novo software que auxilia os médicos durante as cirurgias de reconstrução mamária, que analisa, mede e mapeia a rede vascular de regiões de difícil análise. Uma vez que a cirurgia pressupõe a extração de tecido abdominal para transplantar para a zona da mama, e é muito importante que os vasos sanguíneos nesse tecido tenham qualidade, o software desenvolvido permite perceber essa qualidade através de um exame minucioso que mostra ao médico quais os “caminhos vasculares” mais adequados, o que de outra forma não seria possível.

O projeto é único e o processo agora de regulamentação é o próximo passo para cumprir com os objetivos da equipa, que passam por potenciar o software para outras áreas da medicina, que também tenham como base a qualidade da rede vascular, e, ao mesmo tempo, levar a tecnologia aos quatro cantos do mundo.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.