Offside
Lado B

O que é que a Física e a agricultura têm em comum?

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ATEP - Amkor, pela voz de Rui Pedro Silva.

Fora de Série

"Queremos que os nossos robots sigam o nosso exemplo e tirem partido da sua complementaridade para alcançarem objetivos ambiciosos.", Nuno Cruz (CRAS)

Pensar Sério

"Para sempre, terei no meu currículo que o meu primeiro trabalho foi nesta organização imponente e prestigiada e tal é uma grande honra!", Joana Costa (CESE)

Galeria do Insólito

O nosso estado zen foi dolorosamente estilhaçado há dias: um dos aspirantes a engenheiro encontrou numa casa de banho de Eletrotecnia um pacote suspeito.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de março entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC apresenta em evento sobre FLORESTA 4.0

“FLORESTA 4.0: Digitalização na Cadeia de Valor Florestal – Factos e Tendências” foi o título da apresentação feita por Alexandra Marques, colaboradora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresarias (CESE) do INESC TEC, que teve lugar no seminário "Floresta 4.0 - Digitalização na Criação de Valor e de Vantagens Competitivas para a Gestão e Produção Florestal".

Este evento foi organizado pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica, e decorreu no dia 3 de abril, na Culturgest, em Lisboa. Com cerca de 150 participantes, entre eles empresas, proprietários florestais, academia e outros agentes do setor, foi apresentado o tema da tecnologia digital e o potencial para melhoria da gestão e produção florestal.

Tecnologias digitais como cloud computing, dispositivos móveis, plataformas IoT (Internet das Coisas), deteção remota, sensores inteligentes e análise de big data e algoritmos são apenas alguns exemplos, cada vez mais em uso.

Na sua apresentação, Alexandra Marques abordou temas como: floresta 4.0 ou floresta de precisão, ciclo da floresta de precisão, Projeto FOCUS - Advances in Forestry Control and Automation Systems in Europe – do qual foi coordenadora, como alguns exemplos de tecnologias para o planeamento e gestão florestal e os desafios e as tendências para a área.

  

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.