Offside
Lado B

A vertente do associativismo.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Generg, pela voz de Miguel Mateus.

Fora de Série

"Nesses dois anos me esforcei ao máximo para desenvolver um trabalho sério, sempre preocupado com o rigor científico e metodológico." Vítor Mangaravite (LIAAD)

Pensar Sério

"Sinais dos tempos e dos novos deuses e ai de mim que vou ser excomungado, mas não me converti ao deus-mercado, nem ao deus-dinheiro.", João Ferreira (CAP)

Galeria do Insólito

Já que estamos a falar de insólitos, podia dar um livro a quantidade de pedidos estranhos que chegam aos serviços do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 15 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Plataforma de notícias premiada com 10 mil euros tem know-how português

Plataforma desenvolvida por investigadores do LIAAD chama-se ‘Conta-me Histórias’

Chama-se “Conta-me Histórias” a nova plataforma portuguesa agregadora de notícias que foi premiada com 10 mil euros pela obtenção do primeiro lugar no âmbito dos prémios Arquivo.pt 2018.

A entrega decorreu no dia 3 de julho, ao final da tarde, no Encontro Ciência 2018, na sessão plenária “Novas fronteiras da era digital na Europa e no Mundo”, que contou com a presença do Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação da Comissão Europeia, Carlos Moedas.

Equipa Conta-me histórias Alipio Jorge e Ricardo Campos

O ‘Conta-me Histórias’ está disponível numa versão experimental (beta) em http://www.contamehistorias.pt. A plataforma foi desenvolvida por Ricardo Campos, investigador do Laboratório de Inteligência Artifical e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC e docente do Instituto Politécnico de Tomar, Arian Pasquali e Vitor Mangaravite, também investigadores do LIAAD do INESC TEC, Alípio Jorge, coordenador do LIAAD do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Adam Jatwot, docente da Universidade de Kyoto.

Com o ‘Conta-me Histórias’ o utilizador pode pesquisar livremente sobre qualquer tema e ainda executar alguns exemplos pré-definidos. Como forma de garantir a pluralidade e diversidade de fontes de informação, o ‘Conta-me Histórias’ utiliza várias fontes de notícias eletrónicas, entre jornais e portais nacionais.

Os resultados obtidos podem ser explorados com recurso a uma linha de tempo que permite ao utilizador navegar entre os diferentes períodos temporais, e dessa forma obter informação contextualizada sobre um determinado assunto. 

Quem são os principais beneficiários da plataforma?

“Tratando-se de uma ferramenta assente em notícias, esta aplicação pode ser do interesse de qualquer utilizador, desde jornalistas que pretendam ter rapidamente acesso a um conjunto contextualizado de informação, a políticos ou assessores que queiram ter acesso às eventuais contradições que um determinado oponente emitiu sobre um qualquer assunto ou até mesmo a estudantes interessados em obter informação detalhada e histórica sobre um determinado tópico. No fundo, qualquer utilizador interessado em entender rapidamente quais os principais atores de um evento, as suas relações, motivações, e trajetórias no tempo, sem necessidade de proceder à leitura integral das fontes de dados”, explica o investigador Ricardo Campos. 

Ricardo Campos

Como surgiu o projeto? 

Entre os fatores que motivaram o aparecimento deste projeto estão o aumento no número de publicações e consequente aumento do volume de dados (big data), que torna praticamente impossível ao cidadão comum entender o enredo de uma notícia ao longo do tempo sem recurso a ferramentas auxiliares. 

Neste contexto, o investigador do INESC TEC acredita que o ‘Conta-me Histórias’ é um importante contributo para uma democracia mais transparente, reforçando um acesso livre e democrático à informação, assente em fatos e tendencialmente livre de filtros ao fazer uso de diversas fontes jornalísticas.

Equipa Conta-me histórias

Xutos & Pontapés foram inspiração

“O nome ‘Conta-me Histórias’ é uma homenagem à música dos Xutos & Pontapés de mesmo nome, com o intuito de retratar um dos objetivos do projeto, ou seja, o de quereremos contar histórias ao utilizador, que, tal como diz a música, sejam relativas a algo que este não viu ou do qual não se recorda.”, conclui o investigador do LIAAD.

Prémio Arquivo Prémio Arquivo

Sobre o prémio Arquivo.pt

Lançados pela primeira vez este ano, os prémios Arquivo.pt têm como objetivo galardoar trabalhos científicos inovadores que utilizem a informação preservada pelo Arquivo.pt, uma infraestrutura de investigação pública que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. Nesta primeira edição, que contou com 27 participantes, o prémio foi para o projeto ‘Conta-me Histórias”, uma tecnologia web que que proporciona ao utilizador criar uma narrativa temporal sobre qualquer assunto a partir de notícias arquivadas no Arquivo.pt.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, Instituto Politécnico de Tomar e UP-FCUP.