Offside
Lado B

A vertente do associativismo.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Generg, pela voz de Miguel Mateus.

Fora de Série

"Nesses dois anos me esforcei ao máximo para desenvolver um trabalho sério, sempre preocupado com o rigor científico e metodológico." Vítor Mangaravite (LIAAD)

Pensar Sério

"Sinais dos tempos e dos novos deuses e ai de mim que vou ser excomungado, mas não me converti ao deus-mercado, nem ao deus-dinheiro.", João Ferreira (CAP)

Galeria do Insólito

Já que estamos a falar de insólitos, podia dar um livro a quantidade de pedidos estranhos que chegam aos serviços do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de junho entraram 15 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Investigadores do INESC TEC visitam Centro da Biomassa para Energia

Uma equipa de investigadores do INESC TEC visitou, no dia 12 de julho, em Miranda do Corvo, o CBE - Centro da Biomassa para Energia, associação fundada em 1988, que tem como missão contribuir para a diversificação energética, promovendo a utilização da biomassa para a produção de energia.

À equipa técnica do CBE, Alexandra Marques e Jorge Cunha, investigadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, apresentaram os resultados de investigação de projetos relacionados com a otimização das cadeias de abastecimento de biomassa.

Em destaque na apresentação estiveram o projeto FOCUS – Advances in Forestry Control and Automation Systems in Europe, financiado pelo FP7, o EasyFlow - A Collaborative Platform for coordinating the logistics in the forest-based supply chain towards sustainability, financiado pela FCT, e o BIOTECFOR - Bionegócios e Tecnologia para a valorização eficiente dos recursos florestais endógenos no Norte de Portugal e Galiza, projeto financiado pelo Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP).

Foram identificadas desde logo um conjunto de sinergias que devem agora ser aprofundadas, potenciando algumas linhas de colaboração centradas nas questões relacionadas com o aproveitamento da biomassa florestal para fins energéticos. A otimização dos processos logísticos associados à mobilização da biomassa florestal, e a necessidade de diversificar a sua utilização como fonte energética, foram aspetos realçados pelas duas entidades. Está agora lançado o desafio de futuras colaborações entre as duas entidades.

 
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.