Offside
Lado B

Ora bolas, Bruno Matias!

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Loyal Advisory Company, pela voz de Pedro Pires.

Fora de Série

"Nunca é demais lembrar que o êxito que pauta a atividade do INESC TEC a muito se deve (senão na totalidade) aos recursos humanos que dele fazem parte." Catarina Carvalho (SCOM)

Pensar Sério

«No SAL, transformamos a Ciência em avanços tecnológicos protegidos.», Daniel Vasconcelos (SAL)

Galeria do Insólito

As visitas que decorrem no auditório A do INESC TEC são frequentemente perturbadas pelas pessoas...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de novembro entraram 26 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Projeto BEACONING apresentado no Parlamento Europeu

O projeto europeu BEACONING, que conta com a participação do INESC TEC através do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), foi apresentado em novembro no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

O BEACONING foi selecionado entre centenas de projetos de investigação e inovação, no âmbito do programa de financiamento HORIZON 2020, como uma referência na categoria “tecnologia com um aspeto social”, juntamente com mais dez.

Com a organização desta sessão, o Parlamento Europeu pretende mostrar a importância que a investigação multidisciplinar tem para resolver desafios societais. Os jogos sérios desempenham, cada vez mais, um papel importante em áreas como a educação e a formação, os cuidados de saúde e envelhecimento, inclusão, cidadania, inovação e transformação digital.

O BEACONING, que obteve um financiamento de 5,9M€ por parte da Comissão Europeia, centra a sua investigação na integração de tecnologias, perspetivas pedagógicas e sociais para desenvolver e validar uma plataforma completa que incorpora técnicas de ludificação, mobilidade, geração de conteúdo, autoria de jogos, análise de aprendizagem, entre outros. A plataforma desenvolvida é adaptável, extensível e sustentável, de modo que permite explorar e medir o nível de eficácia e impacto dos jogos nos alunos.

Atualmente, as tecnologias estão a ser validadas em pilotos de larga escala em diferentes países da Europa, tais como Grécia, Turquia, França, Israel e Roménia.

O projeto BEACONING arrancou em janeiro de 2016 e tem a duração de três anos. No total são 15 organizações de nove países europeus que estão a participar neste projeto financiado pelo programa de investigação europeu Horizonte 2020. Coordenado pela Coventry University (Reino Unido), participam no projeto o INESC TEC (Portugal), Herriot-Watt University e Hands Free Computing (Reino Unido), Playsoft, Succubus e ORT (França), BIBA Institute (Alemanha), Imaginary (Itália), Ifinity (Polónia), Siveco e ATS (Roménia), Universidade Complutense de Madrid e Geomotion (Espanha) e Sebit (Turquia).

Mais informações em: http://beaconing.eu