Cláudia Rocha (CRIIS) e Filipe Teixeira, Hugo Santos e Tiago Oliveira (CTM)

  • Cláudia Rocha, CRIIS

1 – Como é que o INESC TEC surgiu no teu percurso?

O meu primeiro contacto com o INESC TEC surgiu de um projeto de uma unidade curricular do 3º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia no qual tive a oportunidade de trabalhar com um dos robôs do CRIIS. A curiosidade e o interesse intensificaram-se ao ponto de, durante os anos seguintes, querer fomentar os meus conhecimentos nesta área através de cadeiras opcionais. Mais ainda, o meu projeto de dissertação culminou no desenvolvimento de um sistema robótico em cooperação com o CRIIS. Finalizada a minha formação, foi-me dada a possibilidade de integrar o centro, e a minha decisão em aceitar ocorreu de forma natural, muito devido ao ambiente de amizade, entreajuda e companheirismo vivenciados, e por me sentir motivada com os projetos existentes..

2 – Pedimos que comentes a nomeação, feita pela Coordenação do CRIIS:

“Proponho para fora de série a Cláudia Rocha pelo seu desempenho e profissionalismo na organização da conferência IEEE ICARSC2019 e do evento ROBOTICA2019. A Cláudia assumiu um papel central e muito relevante em toda a preparação prévia dos referidos eventos, organizando grande parte da informação e tratando dos contactos com quase todas as entidades envolvidas. Além de preparar a organização dos eventos, também participou em duas provas (Futebol Robótico e FreeBots) e deu um enorme apoio durante todo o evento. Coordenou uma equipa com diversos voluntários e participou muito ativamente nas tarefas de montagem e desmontagem do equipamento usado nos eventos. Atuou sempre com um voluntarismo e simpatia excecionais o que resultou em diversos elogios por parte de um número elevado de participantes. Fora de série mesmo…”

Gostaria de começar por agradecer as palavras e toda a confiança que me foi depositada para integrar a equipa de organização do Robótica 2019. Sinto-me realizada por o meu trabalho ter contribuído de forma positiva para o evento e para que as pessoas pudessem desfrutar das diferentes atividades e da conferência. Foi, sem dúvida, um enorme privilégio assistir às várias competições e poder participar juntamente com os meus colegas em duas das provas. A experiência, entreajuda e conhecimentos adquiridos contribuíram ativamente para a nossa formação e evolução. O sucesso do evento não seria possível sem o apoio de toda a equipa: Prof. António Paulo Moreira, Prof. Manuel Silva, Prof. Luís Paulo Reis, Prof. José Lima, Prof. Pedro Costa e Prof. Luís Almeida. Fico muito feliz por ver a minha dedicação e trabalho reconhecidos, dá-me muita força e motivação para continuar o percurso que tenho vindo a realizar no INESC TEC.

 

  • Filipe Teixeira, Hugo Santos e Tiago Oliveira, CTM

1 – Em que é que consiste e como é que correu o trabalho com a Continental, que vos deu esta nomeação?

Filipe Teixeira: Este trabalho pretendeu criar uma solução de monitorização remota para ambientes subaquáticos, que fosse capaz de combinar elevados níveis de fiabilidade, baixo consumo e a autoconfiguração da rede. O trabalho foi desenvolvido em estreita colaboração com a Continental, com reuniões periódicas e aperfeiçoamento da solução e documentos de suporte, tendo sido criada uma solução inovadora face às soluções existentes tanto no estado da arte como nas soluções comerciais.

Hugo Santos: O trabalho com a Continental consistiu em desenvolver uma solução de comunicações rádio subaquática para ser implementada num dos produtos da empresa. Sendo que na OET temos já alguma experiência na parte rádio deste tipo de soluções, o meu trabalho foi desenvolver o hardware desta solução full custom. A solução desenvolvida por sua vez despoletou a preparação de uma patente, pois o desempenho obtido pela mesma é em ordens de magnitude melhor do que a solução típica de comunicações rádio subaquáticas. O trabalho em si teve os seus percalços normais deste tipo de trabalhos customizados e mais disruptivos, no entanto posso afirmar com toda a certeza, por mim e pelos colegas do CTM, que é este tipo de trabalho que nos motiva como investigadores. No final, dados os resultados obtidos com a solução, pode-se dizer que o trabalho correu bastante bem.

Tiago Oliveira: Este trabalho surgiu da necessidade da Continental em estabelecer comunicações sem-fios subaquáticas num dos seus produtos. Para tal, foi-nos pedido a especificação e desenho de uma solução, com base nos seus requisitos e casos de uso. A solução definida incluiu uma componente de rádio e outra de redes, tendo sido avaliadas com recurso à simulação e análise teórica. Sendo uma prestação de serviços, este trabalho exigiu um esforço constante da equipa, de modo a cumprir com os prazos e pedidos do cliente. No final, o resultado foi bastante positivo, estando mesmo em perspetiva duas patentes.

2 – Pedimos que comentem a nomeação, feita pela Coordenação do CTM:

“A Coordenação do CTM propõe para “Fora de Série” os investigadores Filipe Teixeira, Hugo Santos e Tiago Oliveira. Esta nomeação é sustentada pelo contributo determinante desta equipa para o sucesso da prestação de serviços de I&D com a Continental Teves, Alemanha. O trabalho e a solução de comunicações desenvolvida por toda a equipa CTM foi amplamente elogiada pela Continental, tendo dado origem à preparação de duas patentes, a serem submetidas em breve. O nível de empenho e excelência do trabalho realizado contribuiu decisivamente para a afirmação das competências do INESC TEC junto da Continental na área das comunicações, para a afirmação internacional do INESC TEC na área das comunicações subaquáticas e para o estabelecimento de uma nova parceria neste domínio estratégico para o CTM e para o INESC TEC.”

FT: Gostaria de agradecer a nomeação da Coordenação neste que foi um projeto exploratório e desafiante para todos. A colaboração do Rui Campos e do Luís Pessoa foi também essencial para o sucesso do projeto, que abriu a porta para novas colaborações não só entre diferentes áreas do CTM mas também com a Continental Teves, numa área de grande interesse científico e industrial.

HS: Creio que este trabalho apenas teve o sucesso que teve devido à colaboração estreita entre investigadores do CTM com diferentes valências, concretamente o Filipe Teixeira e o Tiago Telmo na parte protocolar e solução alto nível e no meu caso na parte física mais relacionada com eletromagnetismo e eletrónica. O facto de as comunicações subaquáticas serem estratégicas para o INESC TEC foi outra razão que nos levou a ter um pensamento um bocado mais profundo e tentar desenvolver uma solução mais disruptiva que pudesse colocar o INESC TEC num patamar elevado nesta área, até porque os requisitos do cliente assim o exigiam.

TO: A nível pessoal, este trabalho foi sem dúvida uma boa experiência, exigente, mas também bastante enriquecedora. Ver o nosso trabalho reconhecido é sempre gratificante e, portanto, resta-me agradecer pela nomeação e felicitar toda a equipa pelo trabalho desenvolvido.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal