Jorge Santos (SGI)
“O SGI decidiu nomear como extraordinário estes mês o seu colaborador Jorge Manuel Lopes dos Santos, pela forma empenhada com que desempenhou múltiplas atividades e tarefas que transcendiam em muito o seu dia a dia na instituição. Com a sua presença diária nas instalações, numa fase em que o risco de contágio era muito elevado e as medidas de contenção as mais exigentes, o Jorge tratou de forma dedicada um sem número de pedidos (correio, encomendas, viaturas, procura de produtos de desinfeção e de proteção individual, etc.), com inexcedível disponibilidade a todos os pedidos que lhe foram solicitados pela maior parte dos serviços e secretariado, prolongando muitas vezes o seu dia de trabalho para responder às necessidades. Pelas razões apresentadas, somos da opinião que o Jorge merece este reconhecimento”.
– A Coordenação do Serviço de Gestão de Infraestruturas (SGI)
Como é que a pandemia de Covid-19 veio impactar as suas tarefas diárias no INESC TEC? O que trouxe de novo?
Quando entrei no INESCTEC, há mais de 33 anos, vesti a camisola da instituição e cumpro todas as minhas tarefas com orgulho e dedicação. Pois sinto-a como se fosse também minha.
Com a pandemia era necessário assegurar todos os serviços que não podiam ser feitos em teletrabalho.
Não foi fácil, pois o medo imperava e também me sentia fragilizado, mas pronto para a luta, sem desistir.
Não posso deixar de agradecer a todos os colegas do SGI e chefias no apoio que sempre deram para que se arranjassem soluções, e não problemas.
Foram horas de telefonemas com mil e uma empresas de produtos de higiene e desinfeção, ouvindo muitas vezes “não” mas, também vários “sins”, que nos levaram a hoje ter tudo preparado para a chegada em segurança de todos os colegas.
Nunca tinha sido “secretário do secretariado”. Foi um desafio muito interessante, por vezes, não compreendido, mas, dei sempre o meu melhor.
O apoio à administração obrigou-me a uma atenção redobrada, pois trabalhar por telefone e email não é muito fácil. Imprimir documentos, levá-los aos administradores para assinarem, carimbar, digitalizar e voltar a enviar, sair para o cartório e muitas outras tarefas. Mas com boa vontade tudo foi resolvido.
De que forma é que o seu trabalho veio trazer mais segurança aos colaboradores que regressem ao edifício?
Com a pandemia, houve a necessidade de me proteger e proteger todos os colaboradores. Neste sentido, deu-se início a uma busca incessante pelos produtos de higiene, álcool-gel e todos os EPI necessários, como máscaras, luvas, batas.
Um sem número de contactos foram feitos para tudo fosse entregue a tempo e horas. Neste momento, temos todo o tipo de produtos de higiene disponíveis. Os colaboradores podem pedi-los na portaria do edifício, para que dentro das instalações estejamos todos protegidos e em segurança.
Como comenta esta nomeação?
O trabalho no SGI foi além do que foi descrito, pois era necessário dar continuidade aos serviços diários que não pararam. Todos os dias chegavam encomendas, pois o trabalho não para, mesmo em confinamento. Era, portanto, necessário deixar os materiais nos laboratórios, para que quem estava a trabalhar, tivesse material para dar continuidade aos seus projetos.
A colaboração que tive dos os colegas do serviço de Contabilidade e Finanças (CF) foi também muito importante, principalmente com quem está nas compras. O contacto era diário e frequente, para que nada faltasse.
Não posso deixar de agradecer a todos quantos deram o seu melhor e me acompanharam nas tarefas diárias.
Esta nomeação para mim foi recebida com bastante surpresa, pois sempre fiz o meu trabalho com dignidade e em prol da instituição.
Pelo que sou grato! Obrigado.
José Paulos (CPES)
“O José Paulos empenhou-se no projeto Long_forecasting (cliente: ENTSO-E) de forma exemplar, desde o arranque dos trabalhos até à parte final, tendo estado envolvido em quase todas as tarefas. Para além da sua contribuição nas componentes de pesquisa e de reporte de resultados, foi o principal responsável pela implementação da plataforma. A sua disponibilidade constante e o empenho no projeto levaram a um desempenho claramente excecional, pela qualidade do seu trabalho e pelos seus contributos, sem dúvida, decisivos”.
– José Nuno Fidalgo, Coordenador do projeto Long_forecasting
– A Coordenação do Centro de Sistemas de Energia (CPES)
Descreva sucintamente a sua participação na preparação no projeto.
O projeto Long Forecasting foi desenvolvido com base numa parceria estratégica com a ENSTO-E (European Network of Transmission System Operators for Electricity), resultante de um concurso para apresentação de propostas, do qual o INESC TEC saiu, felizmente, vencedor. Este trabalho é particularmente relevante, uma vez que permite o ajuste dos modelos europeus de previsão de carga a longo prazo. O projeto arranca após alguns meses de negociação, com a minha participação a iniciar-se em maio de 2020. Trata-se de uma iniciativa que desvenda bastante responsabilidade, e muito exigente em termos de rigor e organização, não só pela dependência de prazos muito apertados (8 semanas), mas também pela necessidade dum constante e fino controlo de resultados e documentação.
Uma pequena, mas magnífica, equipa de quatro colaboradores abraça este trabalho: coordenada pela experiência do professor José Nuno Fidalgo, e constituída por mim, pelo Filipe Azevedo, e pelo Miguel Ribeiro. A minha principal função esteve relacionada com o desenvolvimento e estudo de modelos de previsão de carga utilizando GRNN (Generalized Regression Neural Networks), assim como com o desenvolvimento de uma plataforma de previsão a longo prazo totalmente automatizada. Ainda que as tarefas tenham sido divididas por todos, grande parte do espectro de trabalhos foi constantemente rematado por discussões, sugestões, e partilha de ideias capazes de nutrir o rendimento da equipa.
Quais os principais desafios na elaboração das propostas? Como os superou?
A realização deste trabalho, ainda que envolto numa vasta arena de predicados positivos, foi sempre camuflada e protelada pelas circunstâncias e dificuldades causadas pela COVID-19. Neste caso em concreto, fomos obrigados a iniciar todas as tarefas de forma remota, incluindo reuniões internas, apresentação e discussão de resultados, e edição de documentos. Ainda que alheios a esta perturbação inelástica de rendimentos numa fase inicial de adaptação, toda a equipa foi capaz de abrigar de forma brilhante todos os desafios, uma vez que as ferramentas digitais de comunicação e de trabalho assim o permitiram.
Quais serão os próximos passos?
Além estar confiante na conclusão dos projetos que tenho em curso, e de outros trabalhos ou desafios institucionais que futuramente se venham a proporcionar no INESC TEC, dou também especial importância à conclusão da tese e respetivo mestrado (MADSAD), que espero concluir nos próximos meses. Este trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão da FEP, está a ser realizado em parceria com o INESC TEC, e é relativo à monitorização não intrusiva de cargas para deteção desagregada da energia doméstica.
Como comenta esta nomeação?
Fico muito contente com esta nomeação, mas não posso comentá-la sem deixar de exprimir a minha gratidão pelas equipas com quem tenho trabalhado, e por todas as oportunidades de trabalho que me têm proposto. Queria também felicitar o SCOM pelo excelente trabalho no desenvolvimento desta rubrica do BIP INESC TEC Magazine, que nos permite conhecer um pouco mais de alguns dos nossos colegas de diversos centros e dos respetivos projetos.